Cidade
Bazar Criativo Cultural reúne brechós, música e economia criativa neste sábado
por Miquéli Romero
A Rua Ismael Soares recebe, neste sábado, 25, mais uma edição do Bazar Criativo Cultural, iniciativa que reúne brechós, marcas autorais, gastronomia, música e diferentes expressões da economia criativa de Bagé. O evento será realizado das 13h às 18h30.
Idealizado por Quélen Colares e realizado em parceria com expositores da Feira da Ismael, o bazar surgiu com a proposta de fortalecer a economia criativa e contribuir para a construção de uma cidade mais viva, especialmente durante o inverno. Com os dias mais frios e chuvosos, a população tende a ocupar menos os espaços públicos e, por isso, a iniciativa busca criar alternativas para manter a arte, a cultura e o empreendedorismo local em movimento.
“Durante o inverno, a gente sai menos na rua, ocupa menos os espaços. Então, decidimos fazer o bazar de forma interna, utilizando o pátio, as calçadas e, principalmente, a parte interna do Mr Broa, para que, mesmo se o tempo estiver ruim ou frio, a gente possa manter a cidade viva e a nossa arte ativa”, explica Quélen.
A idealizadora destaca que o período de inverno também é marcado por uma intensa produção da economia criativa. Com mais tempo em casa, muitos empreendedores aproveitam a estação para produzir e desenvolver novos trabalhos.
A proposta inicial do Bazar Criativo Cultural foi reunir brechós e estimular a circulação da moda e das roupas que já existem. A iniciativa incentiva a compra, a venda e a troca de peças, dando novos significados a itens que já fazem parte dos guarda-roupas.
“A roupa mais sustentável é a roupa que já existe. A ideia é colocar essa economia para circular, reaproveitar roupas que a gente já tem e fazer com que elas encontrem outros corpos que possam usá-las”, afirma.
Com o crescimento das edições, o evento passou a reunir também outras iniciativas da economia criativa da cidade. Além dos brechós, o público pode encontrar produtos como vinis, livros, alimentação artesanal, artesanato, crochê e bolsaria, entre outras produções locais.
A programação também valoriza a música e outras manifestações artísticas. Neste sábado, o público poderá acompanhar a apresentação do DJ Leandro Feijó, com um repertório que passeia pelo rock, funk, samba, choro e MPB.
Para Quélen, a construção do evento acontece de forma coletiva, a partir do diálogo com os expositores e das necessidades apresentadas por quem participa da Feira da Ismael e a ideia é manter a programação pelo menos uma vez ao mês.
“É uma idealização minha, mas sempre junto com todo o pessoal, com os expositores da Feira da Ismael. Eles pediam que a gente não parasse no inverno de criar eventos e maneiras de manter a nossa arte ativa”, conta.
A programação é aberta ao público e busca oferecer uma alternativa de lazer para a comunidade, reunindo moda sustentável, economia circular, gastronomia artesanal, música e produção local.

