História
O MINUANO surgiu como jornal impresso em abril de 1994. Com sede em Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil. Pertence à Fundação Attila Taborda, mantenedora da Urcamp.
O MINUANO, desde sua primeira edição, tem mantido compromisso com o desenvolvimento de Bagé e Região, informando os acontecimentos da comunidade através de uma equipe de jornalistas e articulistas inseridos na vida cotidiana dos municípios de cobertura: Bagé, Candiota, Hulha Negra e Aceguá.
O MINUANO é uma referência no jornalismo do Rio Grande do Sul e há uma década é o jornal preferido da região da Campanha. Em Bagé, chegou a 74% da preferência dos leitores de impressos, segundo pesquisa do Instituto Methodus, divulgada no início do segundo semestre de 2013. E, ainda, vem sendo o jornal impresso mais lembrado pelos bajeenses na pesquisa anual Distinção Empresarial, elaborada pela Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba).
Na rede mundial de computadores, o MINUANO está desde 2005 e, nos últimos anos, atinge a média de 30 mil acessos diários, o que representa cerca de 1 milhão de visualizações mensais. Nas redes sociais, o veículo possui fanpage no Facebook com mais 84 mil seguidores e outros 32 mil no Instagram.