Fogo Cruzado
Prestes a assumir Prefeitura de Bagé, Mainardi se despede da Assembleia Legislativa
Petista, que não pode participar da cerimônia de diplomação nesta terça-feira, no Fórum local, será diplomado em gabinete nos próximos dias
por Redação JM
Na tarde desta terça-feira (17), o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) fez seu discurso de despedida em sessão plenária da Assembleia Legislativa. Prefeito eleito de Bagé, Mainardi renunciará ao seu mandato de deputado nesta quarta-feira (18).
Em seu discurso, Mainardi iniciou falando sobre o futuro à frente da prefeitura de Bagé. “Esta provavelmente será a minha última manifestação nesta tribuna, na medida em que me despeço dos colegas no dia de amanhã, quando renunciarei ao mandato para, no dia 1º, assumir a Prefeitura Municipal de Bagé, sendo, aparentemente, o único desta Casa que assume a responsabilidade de administrar um município”, afirmou. “E o farei com a imensa responsabilidade que é governar uma cidade. Muitos aqui já passaram por isso. Mas o motivo que me traz à tribuna é apenas para expressar o meu muito obrigado, a gratidão eterna pela convivência que tive com os meus colegas deputados e deputadas”.
Mainardi teceu elogios à Assembleia Legislativa do RS, onde definiu como ‘verdadeiramente uma escola de se fazer a boa política’. “Eu, que fui, por dois mandatos, vereador, e por dois mandatos, deputado federal, conhecendo o Parlamento como conheço, ouso dizer que não deve existir no Brasil uma Casa tão democrática, tão plural e tão respeitadora dos direitos da minoria em poder se manifestar, se organizar e disputar politicamente”, afirmou.
Sobre divergências, Mainardi afirmou que na Assembleia Legislativa, aprendeu “a respeitar o direito de quem pensa diferente e a respeitar a contrariedade nos embates que aqui se fizeram. E, ao mesmo tempo, saber que destes embates a gente pode evoluir, pode avançar e pode construir consensos”.
Por fim, Mainardi desejou sorte ao seu substituto, Halley Lino, que tomará posse nesta quarta-feira, agradeceu aos servidores da casa, aos assessores de seu gabinete pelos anos de trabalho e, sobretudo, aos colegas parlamentares, em especial a Frederico Antunes, do Progressistas, líder do governo, a quem Mainardi, líder da oposição, definiu como amigo, “com quem tenho relações cordiais e de amizade, e com quem sempre fizemos enfrentamentos respeitosos. Muito obrigado pelo respeito que sempre estabeleceu”. “Despedir-se de um lugar que a gente gosta, que a gente ama, que é a tribuna, não é uma coisa fácil. E voltar à vida dura, de cuidar das pessoas lá onde elas moram, também faz parte da boa política, da arte da política, que é o que sabemos fazer”, concluiu Mainardi.
{AD-READ-3}Na quarta-feira, dia 18, será oficializada a renúncia de Mainardi e a posse de Halley. Mainardi, que não pode participar da cerimônia de diplomação nesta terça-feira, no Fórum local, será diplomado em gabinete nos próximos dias.
Eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010, Mainardi se licenciou nos quatro primeiros anos para assumir a Secretaria de Agricultura do Estado, no governo Tarso Genro. Atuando como deputado estadual, está na Assembleia Legislativa desde 2015, onde foi líder do PT em diversas oportunidades.