MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Hulha Negra apresenta variação positiva no rateio do ICMS

Em 17/12/2024 às 08:15h

por Redação JM

Hulha Negra apresenta variação positiva no rateio do ICMS | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Município foi o único da região a apresentar variação positiva para 2025 / Foto: ArquivoJM

Entre os municípios da região, apenas Hulha Negra registrou variação positiva no rateio da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 2025, com um aumento estimado de 0,5%. O Índice de Participação dos Municípios (IPM) definitivo para 2025, divulgado pela Secretaria da Fazenda, define como o Estado irá distribuir cerca de R$ 9 bilhões entre as prefeituras gaúchas.

Em contraste, outros municípios da região apresentaram variações negativas. Aceguá teve uma queda de 4,3%, Candiota registrou uma diminuição de 1,6% e Bagé teve uma redução de 1,1%. Apesar da queda, Bagé ocupa a 29ª posição entre as 497 prefeituras do Rio Grande do Sul.

Os recursos do ICMS correspondem a 25% da arrecadação prevista para 2025, após as deduções obrigatórias, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Em média, o repasse do ICMS representa 20% das receitas dos municípios gaúchos, sendo uma fonte crucial de recursos para a administração municipal.

A apuração do IPM, realizada anualmente pela Receita Estadual, leva em conta diversos critérios definidos por lei, como o Valor Adicionado Fiscal (VAF) e o Índice Municipal da Qualidade da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), entre outros fatores. Em 2025, será o segundo ano de aplicação dos novos critérios estabelecidos pela Lei 15.766. de 2021, que introduziu mudanças significativas nos parâmetros de participação, como o aumento de 10% para 11,4% no critério de Participação no Rateio da Cota-Parte da Educação (PRE) e ajustes no peso de outros indicadores, como o número de propriedades rurais e a população do município.

O VAF, principal indicador utilizado no cálculo do IPM, considera a diferença entre as saídas e as entradas de mercadorias e serviços das empresas no município. O PRE, por sua vez, avalia aspectos como a qualidade da educação municipal, o nível socioeconômico da população estudantil e o número de matrículas no ensino fundamental da rede pública.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br