Cidade
Nova coordenadora da 13ª CRE assume com foco na melhoria do Ensino Médio
“O foco principal do nosso trabalho será a melhoria do rendimento", frisou Carmem Bueno
por Melissa Louçan
O governo do Rio Grande do Sul empossou, na última sexta-feira (29), os 30 novos coordenadores regionais de Educação. A cerimônia ocorreu no Palácio Piratini e contou com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira. Entre os empossados estava Carmem Bueno, que assume a liderança da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que atende aos municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.
Carmem, que tem 31 anos de experiência como professora, enfatizou o simbolismo de sua posse no evento. “Foi muito emocionante e também gratificante participar do evento da posse no Palácio Piratini com a secretária Raquel e o governador do Estado, principalmente por saber que, após tantos anos de serviço público, vou poder contribuir para que os alunos da rede estadual da 13ª CRE possam obter melhores desempenhos acadêmicos”, declarou.
A nova coordenadora afirmou que suas prioridades incluem a melhoria do rendimento acadêmico, com ênfase no Ensino Médio, e a continuidade de iniciativas para garantir condições adequadas de infraestrutura. “O foco principal do nosso trabalho será a melhoria do rendimento, especialmente no Ensino Médio, que é a prioridade para 2025, além da continuidade na manutenção das escolas e adequação da infraestrutura necessária para acolher os alunos e servidores”, explicou Carmem.
Carmem assume oficialmente o cargo nos próximos dias, dando continuidade ao ano letivo e ao processo de escolha de diretores das quase 60 escolas sob sua jurisdição. Além disso, destacou a importância de trazer experiências da rede municipal de Bagé para sua nova função. “É muito significativo o fato de eu estar vindo da rede municipal de Bagé, onde foram implementadas várias estratégias pedagógicas desde 2017, que garantiram a maior evolução nos índices do município nos últimos tempos”, afirmou.
A escolha dos novos coordenadores foi realizada por meio do programa Qualifica RS, que avalia competências e experiências em cargos de liderança, ensino e gestão educacional. Antes da posse, os selecionados participaram de um treinamento intensivo organizado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), com atividades de planejamento e elaboração de um plano para os primeiros 100 dias de gestão.
{AD-READ-3}Durante o evento, o governador Eduardo Leite destacou a relevância dos coordenadores na execução das políticas públicas educacionais. “Queremos os coordenadores bastante atuantes, visitando e estando bem próximos das escolas. Temos trabalhado para dar condições para que a Educação gaúcha mude de patamar”, afirmou. Ele também mencionou melhorias implementadas nos últimos anos, como reajustes salariais, ampliação de programas de infraestrutura e merenda escolar, além da distribuição de uniformes a partir de 2025.
Raquel Teixeira ressaltou o papel dos coordenadores como ponte entre a Seduc e as comunidades escolares. “Eles são a nossa linha de frente, pois conhecem a realidade local, estão em contato com as comunidades escolares e sabem como atender às necessidades de cada um dos 497 municípios gaúchos”, disse.