Cidade
Ginásio da Escola São Pedro é interditado por problemas de infraestrutura
Projeto para revitalização já foi elaborado e obra deve ser licitada em breve, antecipou secretário de Educação
por Jaqueline Muza
O ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar São Pedro foi interditado após uma denúncia chamar a atenção sobre as condições precárias de sua infraestrutura, o que repercutiu nas redes sociais. O alerta foi dado pelo vereador Lelinho Lopes (PT), que divulgou imagens mostrando a quadra esportiva com piso deteriorado e banheiros em mau estado de conservação.
Lelinho destacou que a má gestão dos recursos públicos agravou a situação da escola. “Os recursos não chegam na escola porque a gestão que passou pelo São Pedro cometeu erros na prestação de contas de 2020”, afirmou o vereador. Ele também alertou para os riscos à segurança dos alunos, relembrando um incidente grave ocorrido em Guarapuava, Paraná, em 2011, quando um jovem morreu após ser atingido por uma peça de madeira solta de um piso de tacos semelhante ao do ginásio do São Pedro.
A direção da escola decidiu interditar o espaço para evitar acidentes. O secretário de Educação e Formação Profissional de Bagé, Omar Guilhano, confirmou a decisão e assegurou que um projeto de revitalização do ginásio já foi elaborado pela Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Geplan) e será licitado em breve. “O ginásio está fechado para não apresentar riscos aos alunos” , afirmou Guilhano.
Escola pioneira no Programa Cívico-Militar
A Escola São Pedro é reconhecida por ser a primeira no Rio Grande do Sul a integrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Quando foi contemplada, a expectativa era receber até R$ 1 milhão por ano, durante três anos, para implementar melhorias significativas, como a construção de uma quadra de atletismo, piscina térmica, elevadores para acessibilidade, e a modernização de salas de aula com recursos digitais. No entanto, muitos desses planos não foram concretizados.