Cidade
Secretaria de Habitação articula cronograma para inscrições no futuro Residencial Alegria
Empreendimento com 128 apartamentos será construído pela Dallé Construtora na Avenida Marechal Floriano
por Jaqueline Muza
A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Bagé está finalizando o cronograma para a abertura das inscrições para o Residencial Alegria, empreendimento que será construído pela Dallé Construtora na Avenida Marechal Floriano, nº 2.964. Nesta terça-feira, dia 19, a titular da pasta, Faustina Campos, irá se reunir com a Procuradoria Juridica e membros da Geplan para definir as datas e os locais onde os interessados poderão realizar a inscrição. Assim como nos empreendimentos anteriores, a Prefeitura de Bagé ficará responsável pelo cadastro, seleção e sorteio das famílias beneficiadas.
O Residencial Alegria contará com 128 apartamentos e será viabilizado pelo programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O contrato entre a Caixa Econômica Federal, a Dallé Construtora e a Prefeitura de Bagé foi assinado no início de outubro, permitindo o início do processo de construção. "A reunião será realizada às 9h30min. Preciso me interar dos próximos passos para não ter informações erroneas", disse.
O projeto será composto por oito blocos de quatro andares, com quatro apartamentos por andar, totalizando as 128 unidades habitacionais. O condomínio fechado contará com diversas áreas de lazer e convivência, incluindo salão de festas, quadra recreativa, playground, área verde, guarita, sala do síndico e, como diferencial, uma biblioteca. Esta última foi uma exigência do acordo firmado entre os Ministérios das Cidades e da Cultura, que determina que todos os conjuntos habitacionais sejam dotados de espaços de leitura com um acervo mínimo de 500 exemplares selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Com um investimento total de R$ 22 milhões, o projeto tem um prazo de execução previsto de 18 meses, com possibilidade de prorrogação, conforme as exigências do Ministério das Cidades. A construção do Residencial Alegria é uma importante iniciativa para a oferta de moradias populares em Bagé, beneficiando famílias de baixa renda e promovendo o desenvolvimento urbano da cidade.
Público-alvo
O residencial será destinado a famílias da Faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida, ou seja, com renda bruta mensal de até R$ 2.850. A proposta de construção do empreendimento foi encaminhada para Brasília na metade de 2023 e, em dezembro do ano passado, o projeto foi aprovado. A partir de então, as tratativas se intensificaram, culminando na assinatura do contrato em outubro de 2024.
{AD-READ-3}No entanto, a assinatura do contrato não garante o início imediato da obra. Isso porque as partes envolvidas ainda precisam cumprir as cláusulas suspensivas, que exigem a entrega de uma série de documentos dentro de um prazo de 90 dias. Somente após esse período o início da obra será liberado.