MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Manifestação reivindica agilidade no lançamento de editais da Lei Aldir Blanc

Com 92 assinaturas de artistas e instituições culturais locais, grupo cobra informações sobre o cronograma de execução e sobre o programa Cultura Viva

Em 19/11/2024 às 08:43h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Manifestação reivindica agilidade no lançamento de editais da Lei Aldir Blanc | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Um grupo de artistas e fazedores de cultura de Bagé realizou um ato na segunda-feira, 18 de novembro, solicitando informações sobre a execução da Política Nacional Aldir Blanc no município. No dia 9 de outubro, o coletivo entregou uma carta à Secretaria Municipal de Cultura, apontando a falta de informações e o atraso na implementação da política. A Rainha da Fronteira recebeu R$ 828 mil para apoiar o setor cultural, mas pode perder os recursos caso não sejam executados até 31 de dezembro.

Segundo os organizadores do ato, desde a audiência pública realizada em 5 de julho, a cidade não recebeu atualizações sobre o andamento da execução da política. O valor de R$ 828 mil, repassado pelo Ministério da Cultura, já está disponível na conta do município desde o início do ano. Giana Guterres, escritora e produtora cultural, destaca a preocupação de que Bagé perca esse importante recurso, já que outros municípios já finalizaram seus editais e o estado do Rio Grande do Sul divulgou os nomes dos contemplados. “Além da falta de informações, o que nos preocupa é que, se o recurso não for repassado para a comunidade cultural até 31 de dezembro, Bagé perderá o valor destinado, que é fundamental para o setor cultural da cidade”, alerta.

A carta entregue à Secretaria Municipal de Cultura, com 92 assinaturas de artistas e instituições culturais locais, cobra informações sobre o cronograma de execução dos editais e sobre o programa Cultura Viva, que destina recursos para instituições e pontos de cultura. Também foram solicitadas explicações sobre os rendimentos da conta, que já acumula saldo desde o início do ano, e se o município já readequou o plano de ação para receber a redistribuição do saldo remanescente do Ministério da Cultura, conforme orientações do Comunicado GT PNAB/Minc nº 02, publicado no Diário Oficial da União em setembro de 2024.

Clélia Camargo, artista visual e produtora cultural, ressalta a importância da política para o setor cultural durante a pandemia. “A Política Nacional Aldir Blanc teve um papel crucial ao garantir subsídios e auxílio a diversos setores culturais durante a crise. A continuidade e plena implementação dessa política são fundamentais para a recuperação e fortalecimento da cultura, que ainda enfrenta grandes desafios”, afirma.

Resposta da Secretaria de Cultura

O secretário municipal de Cultura, Tiago Cesarino, explicou que a morosidade na execução dos editais se deve a questões burocráticas e à transição administrativa da gestão pública. “Um edital não é feito da noite para o dia. Ele exige um processo detalhado e demorado, que precisa ser feito com atenção, principalmente em um momento de mudanças estruturais na administração pública”, ponderou.

{AD-READ-3}

Cesarino ainda ressaltou que muitos municípios enfrentam atrasos semelhantes. Contudo, a expectativa é que os editais sejam lançados até a próxima semana, garantindo que o processo seja concluído dentro do prazo de 31 de dezembro. “Os recursos já estão na conta e, conforme o previsto nos editais, os rendimentos serão destinados aos artistas”, disse.

Por fim, o secretário também informou que a seleção dos projetos será realizada por pareceristas indicados pelo Governo do Estado, com o objetivo de garantir transparência e isenção no processo. “Já recebemos representantes da classe artística para esclarecer a situação e estamos trabalhando para que tudo seja resolvido da melhor forma possível”, completou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br