Cidade
Bagé deve ampliar capacidade de abastecimento com novos reservatórios
Objetivo é beneficiar áreas críticas, com histórico de baixa pressão e falta de água
por Melissa Louçan
A Prefeitura de Bagé anunciou, dia 7, que pretende aumentar a capacidade de abastecimento de água em áreas com histórico de baixa pressão e falta de água. Com recursos do governo federal, provenientes do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), serão construídos quatro reservatórios metálicos, em formato de torre, com o objetivo de melhorar a infraestrutura hídrica nos bairros Ivo Ferronato, São Domingos, Floresta e Tiarajú. O investimento total na obra é de R$ 2.947.018,06.
Segundo o secretário de Gestão e Planejamento, Alexandre Vedooto, os reservatórios serão classificados como de "ponta de rede" e serão instalados em áreas onde o abastecimento é mais instável. “São locais críticos, onde a pressão da água é menor e, frequentemente, ocorre a falta de abastecimento”, explica Vedooto. Com a ampliação, espera-se que esses bairros passem a contar com uma reserva hídrica mais confiável e consistente.
As novas estruturas serão fabricadas em chapa de aço carbono e servirão para o armazenamento de água tratada, diretamente destinada ao atendimento das regiões mencionadas.
Vedooto detalhou que os recursos já estão garantidos e que os termos de compromisso foram assinados. No entanto, a execução das obras dependerá da conclusão dos projetos executivos, orçamentos e cronogramas detalhados, que exigem uma série de complementações técnicas. “Os projetos da rede de esgoto e da rede de água precisam ser elaborados do zero”, explicou.
Com o cronograma alinhado para os próximos anos, Vedooto reconheceu que muitas dessas obras deverão ser executadas pelo governo sucessor. “Provavelmente, quem vai executar essas obras será o próximo governo”, finalizou.