Cidade
Comércio aposta em feriados e Black Friday para aquecer vendas de final de ano
Poderão abrir as portas nos dias 15 e 20 de novembro apenas as empresas que firmaram um acordo coletivo com o Sindilojas e Sindicom
por Melissa Louçan
Com a proximidade do Natal e da Black Friday, o comércio de Bagé se prepara para intensificar o atendimento, visando aproveitar os feriados de novembro como uma oportunidade de fortalecer as vendas. A sexta-feira, 15 de novembro, data da Proclamação da República, terá lojas abertas para atender à demanda, como explica Nerildo Garcia Lacerda, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bagé (Sindilojas).
Segundo Lacerda, poderão abrir as portas nos dias 15 e 20 de novembro apenas as empresas que firmaram um acordo coletivo com o Sindilojas e o Sindicato dos Comerciários (Sindicom), que autoriza a utilização de mão de obra dos funcionários nesses dias. Até o momento, mais de 10 empresas aderiram ao acordo coletivo.
A medida, estabelecida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), exige a formalização do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), em vigor desde 1º de agosto de 2024 e válido até 31 de julho de 2025. Lacerda reforça que as empresas que não cumprirem essa exigência estarão sujeitas a uma multa de aproximadamente R$ 700 por empregado em situação irregular, com o valor sendo destinado aos trabalhadores. Empresas sem o acordo poderão funcionar nos feriados, mas apenas com atendimento realizado pelos próprios empreendedores.
A Convenção também estipula que o comércio deve se manter fechado em três feriados nacionais: 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio, conforme a legislação trabalhista. Segundo Lacerda, a regra foi bem recebida pelos empresários que, em sua maioria, demonstram otimismo com as vendas até o final de novembro. "A pesquisa realizada pelo Sindilojas mostrou que 92% das empresas consultadas, de diferentes setores, estão com boas expectativas para as vendas", comenta.
A Black Friday deste ano, marcada para 29 de novembro, deve impulsionar ainda mais o comércio. Levantamento da Fecomércio RS aponta um gasto médio de R$ 1.361,00 por consumidor, um aumento em relação aos R$ 1.237,00 gastos na mesma data em 2023. Entre os itens mais desejados estão eletrodomésticos (28,8%), eletrônicos e eletroportáteis como barbeadores e mixers (24,8%), roupas (17,8%), calçados (14,0%) e móveis/estofados (12,3%).
Eduardo Soares, presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), compartilha a visão positiva sobre a Black Friday, que, segundo ele, tem se expandido ao longo do mês. A antecipação das promoções ao longo do mês de novembro, observa Soares, traz impactos positivos e organiza o fluxo de clientes. “A movimentação no comércio cresce gradativamente, e os empresários conseguem organizar suas ofertas e estoques com mais planejamento. Isso gera um fluxo contínuo de vendas, evitando a sobrecarga de clientes em um único dia e, ao mesmo tempo, promovendo uma experiência de compra mais confortável.”