Cidade
Cineasta Zeca Brito leva pautas culturais de Bagé ao Vaticano
Bajeense integrou audiência coletiva com Francisco e registrou acontecimento
por Jaqueline Muza
O cineasta Zeca Brito, conhecido pelo seu trabalho no audiovisual e na preservação cultural, está no Vaticano, onde participou, na manhã desta quarta-feira, dia 20, de uma audiência coletiva com o Papa Francisco. O convite se deu pelo lançamento de seu filme A Arte da Diplomacia, que foi licenciado para o território do Vaticano e estará disponível por três anos na plataforma My Movies.
Brito, que integra o Ecoarte, comenta que entregou as demandas para a diretora da filmoteca Vaticana, Claudia di Giovanni. Ele comenta que as pautas giraram em torno da educação patrimonial e da valorização do patrimônio histórico de Bagé.
De acordo com o cineasta, Cláudia foi a representante designada pelo Vaticano para tratar dessas questões,e foram estabelecidos diálogos importantes que poderão culminar em ações conjuntas em 2025. Entre elas, está prevista a presença institucional do Vaticano, em Bagé, fortalecendo o papel da arte e do audiovisual na educação patrimonial. “O audiovisual é um elemento poderoso para a educação patrimonial, e queremos usá-lo como uma ferramenta para promover a cultura e preservar o patrimônio histórico”, explica.
Para Brito, as tratativas sinalizam um futuro promissor para parcerias entre o Grupo Ecoarte e a Cinemateca Vaticana, com projetos que unem cultura, história e educação. “Estamos construindo um caminho para que, em 2025, possamos realizar um evento marcante em Bagé, com a presença do Vaticano, mostrando que a arte pode transformar e preservar nossa história”, afirma Brito.
Durante os encontros, o cineasta destacou três ações prioritárias para a região de Bagé: 1] Restauro da Catedral de São Sebastião: uma das principais construções históricas da cidade, que necessita de atenção para sua conservação; 2] Defesa do Patrimônio Histórico de Bagé: engajamento em projetos e iniciativas que assegurem a preservação cultural do município; e 3] Retomada do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Bagé, essencial para fortalecer a governança em prol do patrimônio local.