MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Governo anula leilão para compra de arroz importado

Em 11/06/2024 às 14:45h

por Redação JM

Governo anula leilão para compra de arroz importado | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Paulo Rossi/Divulgação

O governo federal decidiu, nesta terça-feira, dia 11, anular o leilão para compra de 300 mil toneladas de arroz beneficiado importado.

A partir da anulação, os mecanismos para a realização de leilão serão revistos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com apoio da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU). Com isso, o governo busca assegurar que as empresas participantes tenham a solidez que uma operação deste porte exige.

"Nenhum centavo do dinheiro público foi gasto até agora. A segurança jurídica e o zelo com o dinheiro público são princípios inegociáveis. É isso que justifica a decisão tomada”, afirma o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Hamm se manifesta

A medida pela anulação havia sido solicitada pelos integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), após suspeitas de irregularidades no processo. Na semana passada, inclusive, o deputado federal Afonso Hamm aprovou requerimento para convocar o ministro da Agricultura, Carlos Favaro, para prestar esclarecimentos sobre a decisão de importar 168 mil toneladas de arroz da Ásia. A audiência está marcada para o dia 19 de junho, na CAPADR.

Os deputados Afonso Hamm (PP-RS), Adriana Ventura (Novo-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Lucas Redecker (PSDB-RS), e os deputados estaduais gaúchos Marcus Vinícius de Almeida (PP) e Felipe Camozzato (Novo), ainda entraram com pedido de suspensão imediata do leilão até que o TCU analise o caso e que sejam ouvidos os gestores da Conab responsáveis pelo certame. A ação também requeria a anulação do leilão.

Durante reunião da FPA, Hamm reiterou que a compra de arroz importado era um absurdo. “Nós denunciamos e mostramos para a sociedade que nada justificava a decisão de investir R$ 7,2 bilhões de reais na compra de arroz importado, quando nós temos produção suficiente no país”, enfatiza o deputado ao destacar que esses recursos poderiam ser investidos na recuperação e na reconstrução do agro gaúcho.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br