MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Cabanha Dom Levino, de Bagé, conquista títulos com ovinos da raça Crioula

Durante Expointer, Amílcar Jardim Matos recebeu o prêmio "Gaúcho de Pala", concedido pela Farsul

Em 03/09/2024 às 08:04h

por Redação JM

Cabanha Dom Levino, de Bagé, conquista títulos com ovinos da raça Crioula | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação/Cabanha Dom Levino

A Cabanha Dom Levino, localizada em Bagé, tem uma trajetória marcada por tradição na criação de ovinos. E, agora sob a liderança de Amílcar Jardim Matos, vem acumulando importantes conquistas. E na Expointer deste ano não foi diferente.

A cabanha, que leva o nome em homenagem ao avô de Amílcar, Levino, tem suas raízes que remontam ao início do século XX. "Meu avô foi o primeiro da nossa família a trabalhar com a terra. Temos documentos de 1902 que mostram ele pedindo autorização ao prefeito da época para construir uma cerca de arame ali na região de Olhos D`água", relembra, destacando a longevidade e a continuidade do trabalho familiar.

Embora a criação de ovinos tenha começado há décadas, em especial com a raça Suffolk, foi apenas em 2019 que Amílcar decidiu registrar os animais da raça Crioula. Durante a Expointer, a propriedade obtevevários títulos. Entre as premiações mais significativas, o carneiro conhecido como Negro da Gaita, identificado pela tatuagem 28, conquistou o título de Reservado Grande Campeão. "Ele é um animal PO (Puro de Origem), e o nome foi inspirado em uma música do César Passarinho, devido ao tupete branco que ele tem, semelhante à boina que o cantor usava", explica Amílcar. O Negro da Gaita também foi reconhecido por sua conformação carniceira, sendo um animal destacado pela sua carne.

A Cabanha ainda obteve outros importantes reconhecimentos. Outro carneiro, identificado pela tatuagem 56, ficou em terceiro lugar na categoria de melhor macho. Já entre as fêmeas, o destaque foi para a ovelha com a tatuagem 33, que ficou com o título de Reservada de Grande Campeã, além de ser reconhecida como uma das quatro melhores fêmeas da competição. A propriedade também se destacou na categoria de animais R.G.B. (Registro Genealógico Básico), com o grande campeonato tanto na categoria macho quanto na fêmea, e ainda conquistou o título de reservado nos machos.

Além dessas conquistas, a Cabanha Dom Levino recebeu um importante reconhecimento da Farsul, sendo premiada com o "Gaúcho de Pala", destaque na categoria pele e leite com ovinos Crioulos. "Ganhamos o destaque da Farsul com ovinos crioulos", acrescenta Amílcar, reforçando a versatilidade e a qualidade dos animais.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br