Campo e Negócios
Égua criada em Lavras do Sul garante vaga em seletiva morfológica de Xangri-Lá
Niazzzi Viña Del Mar, de propriedade da Cabanha Niazzzi, conquistou o título de Reservada Grande Campeã
por Redação JM
A Seletiva Morfológica do Cavalo Crioulo, realizada em Xangri-Lá, no litoral gaúcho, teve classificação de égua criada em Lavras do Sul para a final da Morfologia Expointer 2025. O evento, ocorrido nos dias 15 e 16 de novembro no Parque Municipal de Eventos, reuniu criadores e animais de todo o Rio Grande do Sul em uma competição acirrada por uma vaga no principal evento da raça no Brasil.
Organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a seletiva foi marcada pelo alto nível dos exemplares apresentados, com 84 animais de nível B e 27 de incentivo. Entre os finalistas, destaque para Niazzzi Viña Del Mar, da Cabanha Niazzzi, de Lavras do Sul, que conquistou o título de Reservada Grande Campeã entre as fêmeas.
A égua, única representante da Campanha Gaúcha no pódio, ficou atrás apenas da Grande Campeã Ramona La Compostella, da Cabanha BT La Compostella, de Uruguaiana, que se destacou pela sua classe e qualidades morfológicas. Nos machos, o título de Grande Campeão foi para VV Galo de Briga-TE, da Cabanha Das Figueiras, de Triunfo.
Além de garantir sua vaga na Expointer, o evento em Xangri-Lá serviu para evidenciar a qualidade da genética da raça e o crescente número de criadores que investem no Cavalo Crioulo em todo o estado. A seletiva também fez parte de um circuito de exposições passaporte, com novos eventos programados para Santa Vitória do Palmar (RS), Campo Largo (PR) e Brasília (DF), até o final de 2024.
Resultado:
MACHOS
Grande Campeão: VV Galo de Briga-TE (Cabanha Das Figueiras, Triunfo)
Reservado Grande Campeão: Iguaçu Del Tierba (Cabanha Volvo, Bento Gonçalves)
Terceiro Melhor Macho: Guasco Impulso-TE (Cabanha Fetter Bueno, Porto Alegre)
Quarto Melhor Macho: Imponente da Morada do Vale (Cabanha Das Flores, São Sebastião do Caí)
FÊMEAS
Grande Campeã: Ramona La Compostella (Cabanha BT La Compostella, Uruguaiana)
Reservada Grande Campeã: Niazzzi Viña Del Mar (Cabanha Niazzzi, Lavras do Sul)
{AD-READ-3}Terceira Melhor Fêmea: Sesmaria do Passo Fundo-TE (Cabanha Passo Fundo, Palmares do Sul)
Quarta Melhor Fêmea: Hija de La Luna de Santa Larissa (Cabanha Santa Larissa, Tijucas do Sul)