Campo e Negócios
Caçapava do Sul vive expectativa para a 3ª Festa do Azeite de Oliva
Evento acontece entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no Largo Farroupilha
por Redação JM
Caçapava do Sul se prepara para receber um evento que promete alavancar o turismo local e valorizar ainda mais a produção de azeite extravirgem na região. Marcada para acontecer entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no Largo Farroupilha, a 3ª edição da Festa do Azeite de Oliva pretende oferecer aos visitantes uma rica programação cultural, gastronômica e turística, além de consolidar o município como um polo importante para o turismo de base comunitária.
O evento nasceu em 2022 a partir de uma iniciativa dos produtores pioneiros de azeite de oliva extravirgem no Rio Grande do Sul, com o apoio do programa estadual Pró-Cultura. Em sua segunda edição, a festa ganhou o apoio da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul (ACIC), que assumiu a organização, viabilizando a realização através de patrocínios públicos e privados, como os oriundos do Governo Federal. Para 2024, a expectativa era de uma organização mais tranquila, com a Festa do Azeite de Oliva sendo contemplada pela Lei Rouanet. No entanto, o ano foi marcado por desafios imprevistos, como as graves enchentes que afetaram várias regiões do Rio Grande do Sul, inclusive a própria cidade de Caçapava do Sul. Esses eventos climáticos afetaram o orçamento inicialmente planejado, já que alguns patrocinadores não puderam cumprir seus compromissos devido à crise.
Apesar disso, a força de voluntários, líderes comunitários e o apoio de representantes da região em Brasília e Porto Alegre foram determinantes para garantir que a festa acontecesse. Giordano Borba, responsável pelas relações institucionais do evento, destaca a importância da união de esforços: “Contamos com o apoio pessoal de figuras-chave, como o ministro Paulo Pimenta e o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, além de parcerias fundamentais com o Banco do Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, para garantir a realização dessa edição”, explica.
A Festa do Azeite de Oliva é considerada uma vitrine importante para o município, que recentemente conquistou o título de Geoparque Unesco. O evento não só celebra a qualidade da produção de azeite local, que é premiada mundialmente, mas também promove o turismo sustentável e comunitário, um dos pilares para a preservação do Geoparque. “Valorizando as paisagens de Caçapava, reconhecidas pela Unesco, e a produção de azeite, estamos criando mais oportunidades para o desenvolvimento da nossa região, o que impacta diretamente na geração de emprego e renda local”, afirma Borba.
Para esta edição, o evento contará com o apoio do Governo Federal, assim como patrocínios privados, como da Calçados Beira Rio, e o apoio do Estado, pelo Banrisul. A expectativa é de que, além de celebrar a cultura local e a produção de azeite, o evento seja um marco na consolidação do turismo e na geração de novas oportunidades para Caçapava do Sul.