Campo e Negócios
Pesquisador da Embrapa é nomeado embaixador mundial da raça Braford
Homenagem se dá em função do Congresso Mundial da raça, que acontece no próximo ano no Brasil
por Redação JM
O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Joal Brazzale Leal, foi intitulado Embaixador Mundial Braford e terá seu nome na pista de julgamento do 9º Congresso Mundial da raça Braford, que acontece em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil, entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. A homenagem foi realizada durante a 47ª Expointer.
Conforme Leal, a homenagem é um reconhecimento que se estende à Embrapa, pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento e consolidação da raça no Brasil. “É com grande honra e reconhecimento que a ABHB homenageia Joal Brazzale Leal como embaixador do Mundial Braford 2025. Ao dar seu nome à pista de julgamento do evento, celebramos sua contribuição indispensável e seu trabalho incansável em prol da raça Braford. Sua dedicação e paixão são parte fundamental da história do Braford brasileiro e esta homenagem reflete o impacto duradouro de sua trajetória”, destaca a placa que referenda a distinção, entregue ao pesquisador pelo presidente da ABHB, Eduardo Soares.
O Congresso visa unir mundialmente a genética Braford, reunindo criadores de vários países, além de proporcionar a troca de informações, experiências e tratar a respeito do que há de mais moderno no setor em relação ao aprimoramento da produção, genética, alimentação, mercados e demais questões. Em sua primeira edição realizada no Brasil, em 2000, contou com a presença de mais de 400 criadores e representantes de diversos países. Ao longo dos anos o Mundial Braford foi sediado em outros países, como Argentina (2003), Austrália (2006), Uruguai (2009), Paraguai (2012), África do Sul (2015), Estados Unidos da América (2018) e Argentina novamente em 2022.
Trajetória
Leal é um pesquisador reconhecido no Brasil e países vizinhos, como Uruguai e Argentina, por sua colaboração para o desenvolvimento da pecuária de corte, especialmente pela dedicação à consolidação das raças sintéticas Braford e Brangus. Natural de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, formou-se em Medicina Veterinária no ano de 1963, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; em 1971, obteve o título de mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais.
{AD-READ-3}Seu ingresso na pesquisa agropecuária se deu em 1964, no Ministério da Agricultura e Pecuária, atuando na Fazenda Experimental Cinco Cruzes, em Bagé (RS), que em 1975 foi transformada na Embrapa Pecuária Sul, onde atua profissionalmente até hoje, com foco em áreas como reprodução animal, produção animal, inseminação artificial e melhoramento genético.
Além das atividades de pesquisador, foi em duas oportunidades chefe-geral do centro de pesquisa. Leal também é atuante em julgamentos de gado de corte em exposições, tendo participado de mais de 140 eventos no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.