MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

RS adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal

SISBI-POV do Rio Grande do Sul é voltado para a atividade de inspeção e fiscalização da uva, vinhos e derivados

Em 04/09/2024 às 07:13h

por Redação JM

RS adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Fernando Dias/Seapi

O Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), é o primeiro estado do país a conquistar adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV). A Portaria Nº 1.165 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi publicada no Diário Oficial da União recentemente. O certificado da adesão foi entregue durante a Expointer 2024, pelo secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Allan Rogério de Alvarenga, ao diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi, Ricardo Felicetti.

A chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Seapi, Fabíola Boscaini Lopes, explica que o SISBI-POV faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem vegetal para garantir a inocuidade e qualidade desses produtos. “Para a adesão, o Estado, via Seapi, teve que comprovar ter legislação que regulamenta a atividade, ter laboratório disponível para as análises de padrão de identidade e qualidade dos produtos inspecionados, quadro pessoal com  fiscais estaduais agropecuários compatível com a atividade, infraestrutura administrativa, veículos, comprovação de ações de combate à fraude e combate a atividades clandestinas, entre outros”, disse.

Conforme ela, o SISBI-POV do Rio Grande do Sul é voltado para a atividade de inspeção e fiscalização da uva, vinhos e derivados da uva e do vinho. “Historicamente, desde o início do século passado, devido à importância do setor do vinho para o Rio Grande do Sul, o Estado controla a produção de vinhos e derivados. A adesão ao SISBI-POV vem coroar e reconhecer o trabalho de excelência realizado há décadas pelo Estado”, comemorou Fabíola.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br