MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Iniciativa quer tornar região destino para recomeço aos atingidos por enchentes no RS

A Campanha Te Acolhe vem sendo conduzida por Núcleo e Associação de engenheiros e arquitetos

Em 08/06/2024 às 13:20h

por Redação JM

Iniciativa quer tornar região destino para recomeço aos atingidos por enchentes no RS | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Agenda, com o prefeito Divaldo Lara, definiu primeiras linhas de trabalho | Foto: Felipe Valduga

Um movimento coletivo encampado pelo Núcleo de Engenheiros e Arquitetos de Bagé (Neab) e pela Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos (Abea) pretende criar mecanismos para que pessoas e empresas atingidas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e que buscam um recomeço em um novo destino optem pela região. A Campanha Te Acolhe, assim denominada, iniciou uma série de encontros para, em breve, estabelecer medidas que tornem a mudança não apenas possível, mas atrativa.

De acordo com o engenheiro Antonio Luis Arla da Silva (Bixo), a ideia é que, em 11 de junho, a partir das 17h, na sede do Neab, na Alan Kardec, nº 177, uma minuta estabelecendo todas as linhas de ações possíveis para a iniciativa sejam acertadas e formalizadas em uma agenda junto à comunidade local. Enquanto isso, o grupo desenvolve um trabalho de mobilização para angariar apoios.

Em conversa com o JM, Silva destacou que, muito além da necessária reconstrução do Rio Grande do Sul, é preciso alinhar qual será a forma do Estado a partir de agora. "Nós, engenheiros e arquitetos, entendemos que tudo isso se dará muito além da parte estrutural, mas também de reorganização populacional. E temos, claro, uma preocupação com a migração de gaúchos para outras unidades da federação ou mesmo para outros países, o que seria muito ruim", argumenta ao completar: "por outro lado, entendemos que a Campanha tem as condições necessárias não apenas para receber pessoas, empresas e indústrias que queiram um novo horizonte".

A análise, claro, vai ao encontro ao registrado durante as cheias, quando muitos moradores de cidades atingidas, em especial da Região Metropolitana, buscaram abrigo junto ao litoral Norte e, também, em Santa Catarina. A migração para outros estados, aliás, se confirmada mais adiante, deve trazer ainda mais prejuízos ao RS, que precisará, além de recursos significativos, de muita mão de obra para se reeguer.

"A Campanha Te Acolhe quer destacar a importância Metade Sul no processo de reconstrução do RS, colocando todos unidos em prol da formação de um Estado forte, com incentivos fiscais, em níveis federal , estadual e municipais", reforça o empresário bajeense.

Articulações

{AD-READ-3}

Os integrantes da iniciativa, além de iniciarem a divulgação da campanha, já fizeram as primeiras agendas, de âmbito político, buscando angariar apoio. Uma delas, realizada nessa semana, foi com o prefeito Divaldo Lara. Além de listarem algumas ações pretendidas, o grupo se compromissou a encaminhar a minuta com as propostas, de forma oficial, para que o Executivo possa estabelecer algumas medidas de âmbito municipal.

Mais além, a ideia é buscar ações no âmbito estadual e mesmo federal. Para isso, o grupo trata de buscar o apoio dos deputados estaduais Luiz Fernando Mainardi (PT) e Adriana Lara (PL), assim como Afonso Hamm (Progressista), que representa a cidade em Brasília. "A ideia é levarmos o movimento para fora de nossa bolha municipal e estadual, levando então a ganhar espaço nacional", frisa Silva.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br