Região
Presidente do Uruguai inaugura aeroporto internacional de Melo
por Redação JM
“É pela soma de pessoas do governo departamental e nacional e da empresa, que colocaram a vontade, a capacidade de sonhar e pensar no futuro, que hoje inauguramos este aeroporto”, destacou o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, ontem, na apresentação do terminal aéreo de Melo. A remodelação está inserida nas operações do Sistema Nacional de Aeroportos Internacionais, com um investimento de 12 milhões de dólares.
“O extremo Nordeste do país já não está tão longe, porque continua a tornar-se um local de atração”, considerou Lacalle Pou, na cerimónia de inauguração do aeroporto internacional de Melo, no departamento de Cerro Largo, distante cerca de 120 quilômetros de Bagé.
“Longe de a fronteira ser um demérito, começa a ser gerado um polo de atração com o país vizinho”, acrescentou, aludindo ao Brasil. O presidente mencionou também as exportações através de zonas francas, que descreveu como uma mudança substancial nos negócios com esse destino, porque gera oportunidades de investimento em Cerro Largo.
O presidente destacou, em seu discurso, as “relações virtuosas” e de confiança que permitiram selar os acordos entre o governo nacional e a América Airports Corporation, administradora do terminal aeroportuário, e que se traduzem em investimentos de longo prazo.
“Há uma efervescência como há muito tempo não existia em Cerro Largo”, observou Lacalle Pou, referindo-se aos investimentos, que não se limitam apenas ao aeroporto, mas também à projetada ponte sobre o rio Yaguarón, que irá beneficiar a região, indicou. Soma-se a isso a dragagem do canal San Gonzalo, que liga as lagoas Merín e Los Patos e permitirá o desenvolvimento de dois terminais portuários, um no rio Cebollatí e outro na foz do rio Tacuarí, na lagoa Merín, ele acrescentou.
Com tudo isso, “Cerro Largo não deveria mais olhar para o oeste ou para o sul para exportar seus produtos”, afirmou, e anunciou que haverá uma “mudança nas regras do jogo”, para a qual Cerro Largo se prepara.
O presidente foi acompanhado na posse pelo Ministro do Interior, Nicolás Martinelli; o subsecretário de Defesa Nacional, Marcelo Montaner; o prefeito de Cerro Largo, José Yurramendi, e o diretor executivo da Corporación América Airports no Uruguai, Diego Arrosa. Junto com os dois últimos, o presidente cortou a fita e descerrou uma placa comemorativa.
Detalhes da obra
O objetivo da remodelação da infraestrutura aeronáutica foi ampliar e condicionar o terminal de passageiros, para que este cumpra os mais elevados padrões internacionais de segurança operacional e de serviço.
As intervenções incluíram o recapeamento da pista principal, uma nova pista de táxi e uma plataforma. Também foram construídos um caminho e uma cerca perimetral, além de instalados sistemas de auxílio visual, balizas de LED para a pista e iluminação de LED para a plataforma.
{AD-READ-3}Foram também construídos um Corpo de Bombeiros totalmente equipado e um destacamento da Polícia Aérea Nacional, instalados novos equipamentos de comunicações e um anel perimetral de fibra óptica, e criadas uma central de combustíveis e uma estação meteorológica.
Melo é o quarto terminal aéreo modernizado pela Corporación América Airports, que integra o desenvolvimento do Sistema Nacional de Aeroportos Internacionais. Esta iniciativa começou em Carmelo, em dezembro de 2022, continuou em Rivera, onde foi estabelecido o primeiro terminal binacional da América Latina e o segundo do mundo, e em Salto, serviço inaugurado em fevereiro de 2024, e continuará em Paysandú e Durazno, locais que estão em construção.