MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Em situação considerada crítica, Lavras do Sul deve decretar emergência devido às chuvas intensas

Em 02/05/2024 às 20:04h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Em situação considerada crítica, Lavras do Sul deve decretar emergência devido às chuvas intensas | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estradas vicinais foram severamente afetadas pela intensidade da água Foto: Divulgação

O caos instaurado no Rio Grande do Sul desde segunda-feira, devido à intensidade das chuva e dos ventos, também deixou uma sérios estragos na Campanha gaúcha, apesar de não ser uma das regiões mais afetadas pelo fenômeno climático. Em Lavras do Sul, por exemplo, a situação é considerada crítica.

Em contato com a coordenadora da Defesa Civil do município, Mica Machado, foi relatado um alarmante volume de água. "Mais de 350 milímetros desde sábado até agora", descreveu . Os efeitos da chuva intensa são evidentes, com diversos pontos pontilhões cobertos pela água, estradas vicinais rurais comprometidas e problemas no fornecimento de energia elétrica.

A situação tornou-se tão grave que medidas emergenciais foram tomadas para garantir o acesso a serviços essenciais. "O deslocamento com emergências está restrito a carros leves passando pela nossa ponte, que é a divisa entre Caçapava e Lavras", explicou a coordenadora da Defesa Civil.

Nesse contexto, a elaboração de um decreto de situação de emergência tornou-se uma prioridade. "Estamos envolvidos para fazer hoje mesmo", afirmou Mica Machado.

Os impactos sociais das chuvas também são significativos. Cerca de 20 pessoas estão desabrigadas em Lavras do Sul devido aos alagamentos, enquanto dezenas de famílias enfrentam a falta de energia elétrica.

Esses números refletem uma situação mais ampla no estado, onde o boletim das 12h de hoje aponta para 147 municípios afetados, com milhares de pessoas desalojadas e 13 mortes em decorrência das cheias. O governador, Eduardo Leite, decretou estado de calamidade pública em resposta à gravidade da situação.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br