MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Formatura da Guarda Municipal de Bagé lota ginásio Militão

Em 07/05/2023 às 17:18h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Formatura da Guarda Municipal de Bagé lota ginásio Militão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Turma é formada por 36 homens e quatro mulheres | Foto: Divulgação

Uma cerimônia marcada pela presença de familiares, amigos e autoridades foi realizada neste sábado no Ginásio Militão. Após sete meses, 1.412 horas/aula, muito estudo e qualificação, a 1ª turma da Guarda Municipal da Região da Campanha se formou neste sábado . Os 40 formandos receberam a boina e estão aptos para reforçar a segurança pública da cidade. A guarda conta com viaturas para patrulhas. 

O curso de formação que aconteceu na Urcamp, contou com um convênio com a cidade de Gravataí que possui experiência na capacitação de Guardas Municipais em outras cidades. A sede da Guarda Municipal de Bagé será no prédio do antigo Mercado Público. O local passará por uma reforma para atender as demais demandas do serviço.

De acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade Rodrigo Fialho, a Guarda Municipal de Bagé é a 42ª do estado e a primeira armada da Região da Campanha. Ele salientou que a formatura é a conclusão do processo de formação e dentro dos próximos dias serão realizados os trâmites para a nomeação dos formandos.

Fialho salienta que os 40 guardas irão trabalhar 24h  todos os dias da semana em escalas fazendo avaliações de quais turnos terão maior necessidade. Serão 36 guardas masculinos e quatro femininos  “A guarda tem aptidão para realizar o trabalho de segurança pública e também irá atuar nas patrulhas escolares e trânsito”, disse.

Sobre a base descentralizada que será montada na Praça de Esportes,  Fialho ressalta que será feita através de parceria Publico privada. O secretario destaca que na atualidade a  Praça de  Esporte é a pior em relação a depredação do patrimônio, perturbação do sossego e de consumo e venda de drogas ilícitas, seguida pela Praça da Estação e a do Coreto. “Precisamos de um local que de atenção para as praças da cidade e no local haverá uma central de monitoramento que cuidará desses espaços de lazer” comenta.

O secretário enfatiza que os agentes de segurança receberam os coletes balísticos e cassetetes e agora depende dos tramites da Policia Federal para que o grupo possa receber as armas que foram doadas pela Policia Rodoviária Federal.

Emoção

A formanda Raquel Bueno da Rosa Moreira, 34 anos,  uma das quatro mulheres que irá integrar a Guarda Municipal tirou o primeiro lugar no curso de formação. Ela salientou que após oito meses de atividades o momento é muito esperado e a partir de agora se coloca a disposição da população para oferecer um serviço de qualidade,  respeito e dignidade a todos os cidadãos. A agente de segurança comenta que a formação foi difícil  com 32 disciplinas .”Tivemos formação de tiro, defesa pessoal, combate a incêndio, técnicas operacionais padrões. Nossa turma é incrível e agradeço as prefeituras de Bagé e Gravataí “, disse.

Homenagem

O presidente da  Associação dos Guardas Municipais do Rio Grande do Sul, Robson Ferraz, que atualmente atua como corregedor da guarda de Sapucaia do Sul. Ele veio para entregar uma medalha em homenagem ao prefeito Divaldo Lara  pelo incentivo ao desenvolvimento das guardas no Estado e pela criação da Guarda em Bagé. “Apenas dois prefeitos já haviam recebido esta honraria. É um momento histórico para o Rio Grande do Sul, porque hoje, aqui na Rainha da Fronteira, o prefeito está consolidando um divisor de águas no Estado, criando uma Guarda uniformizada e armada. A Guarda de Bagé foi além da matriz curricular. Não é apenas mais uma Guarda e sim a primeira dos Pampas e que nasce correta”, destacou Ferraz.

Ferraz lembrou que a função primaria da Guarda Municipal é a prevenção. Ele enfatiza que não é possível mensurar quantos crimes são evitados nas cidades que tem sua guarda municipal . “É uma das poucas forças de segurança  que tem que fazer uma requalificação e  obedecer uma matriz curricular anual. A  população pode ter certeza que a Guarda de Bagé está bem preparada para fazer a segurança das crianças nas escolas e dos munícipes nas ruas”, frisa.

O presidente também lembrou que em novembro haverá um Congresso Nacional de Guardas municipais que reunirá agentes de todo o Brasil. O evento acontece em novembro, em Porto Alegre. “serão vários palestrantes nacionais e internacionais,  especialistas em segurança pública. Será uma oportunidade de integração”, afirma.

Parceria

O secretário de Segurança de Gravataí, Flávio da Silva Lopes, coronel da reserva da Brigada Militar e instrutor do curso elogiou os alunos. “Uma Guarda Municipal tem o tamanho que seu prefeito quer. E esta tem que ser grande porque o prefeito que a criou a quer grande. Com muito orgulho podemos afirmar que esta é a melhor turma que já trabalhamos. Melhor recurso humano que já trabalhamos” parabenizou.

O prefeito destacou que  foi um  dia que marca a história de Bagé e o resultado da persistência da prefeitura em nunca desistir. “O resultado vocês sentiram quando eles entraram aqui, vendo nos olhos deles e provando que esta Guarda já enche Bagé de orgulho. Vocês são uma turma de Guardas Municipais formados com excelência, receberam muitos elogios pelos instrutores, e isso começa por essa turma ter como primeiro lugar em aprovação uma mulher”, afirmou o prefeito Divaldo Lara. 

{AD-READ-3}

A legislação previa a nomeação de apenas 25 servidores, mas o Governo Municipal, buscou a ampliação das vagas. Ao entender que seria necessário um número maior de guardas nas ruas, encaminhou Projeto de Lei que foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo, passando assim, para a atual marca de 40 servidores.

O evento contou, ainda, com uma homenagem ao segundo sargento Alexandro Curto dos Santos, patrono da Guarda.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br