Cidade
Bajeense concorre em várias categorias no Prêmio Profissionais da Música
por Melissa Louçan
A musicista, pesquisadora e escritora bajeense, Clarissa Ferreira, concorre em diversas categorias de um dos maiores prêmios para o setor da música no Brasil: Prêmio Profissionais da Música (PPM). A premiação foi idealizada com o objetivo de expor e reconhecer a contribuição dos profissionais que colaboram para o desenvolvimento do cenário musical brasileiro.
Violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora do Rio Grande do Sul, Clarissa é bacharel em violino pela UFPEL, mestra pela UFRGS e doutora pela UNIRIO em Etnomusicologia, pós-graduanda em Arteterapia. Define-se como musicista de formação violinística eurocêntrica, que se desgarrou para buscar outras formas.
Ela concorre a quatro prêmios em três eixo. Na primeira, Criação, ela disputa com outras artistas ao prêmio para Música e Letra; Direção Musical e Instrumentista Popular Feminina.
No eixo Educação, seu livro Gauchismo Líquido, onde questiona o papel da mulher na cultura gaúcha, é um dos candidatos ao prêmio, além de concorrer em Cursos Técnicos de Instrumentos Musicais com a Oficina de Compositoras.
Já no eixo Convergências, concorre como melhor podcast com Gauchismo Líquido.
{AD-READ-3}A 7ª edição do prêmio traz o slogan “Temos um país para reconstruir”, soma-se à outro por força das circunstâncias: “Viva a Cultura Popular”, e rende homenagens ao músico pernambucano Chico Science. A premiação acontece entre os dias 13 e 15 de abril de 2023.
A votação da segunda etapa do prêmio encerrou sexta-feira, 30, e os semifinalistas devem ser divulgados no dia 17 de outubro.