MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Júri irá julgar acusado de tentativa de homicídio em assentamento de Hulha Negra

Em 21/05/2026 às 16:42h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Júri irá julgar acusado de tentativa de homicídio em assentamento de Hulha Negra | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Arquivo JM

O Tribunal do Júri da Comarca de Bagé realiza, na quinta-feira, 21, a partir das 9h30, no salão do Júri do Fórum de Bagé, o julgamento de um homem de 28 anos denunciado pelo Ministério Público por tentativa de homicídio qualificado e por crimes previstos no Estatuto do Desarmamento. O caso teve origem em um ataque ocorrido no Assentamento Tapete Verde, na zona rural de Hulha Negra, em outubro de 2023.

Conforme a denúncia do Ministério Público, a vítima, Sérgio Antônio Sziatkowsk, conduzia um trator no assentamento quando desceu do veículo para realizar um conserto e foi surpreendida pelo acusado, que efetuou um disparo de arma de fogo em sua direção. O tiro atingiu a região do pescoço da vítima. Ainda segundo a acusação, o denunciado continuou atirando enquanto Sérgio buscava abrigo na cabine do trator, não conseguindo acertá-lo novamente. O Ministério Público sustenta que o acusado agiu com intenção de matar.

O laudo pericial apontou que o projétil ficou alojado na região da face, causando fraturas, presença de fragmentos metálicos na rinofaringe e paralisia da prega vocal direita. A vítima permaneceu internada em CTI e passou por tratamento especializado, inclusive com acompanhamento fonoaudiológico e avaliações cirúrgicas. De acordo com a denúncia, a morte não ocorreu porque a vítima conseguiu se refugiar e recebeu atendimento médico imediato.

O Ministério Público também sustenta que o crime teria sido motivado por interesse econômico em terras arrendadas pela vítima, circunstância apontada como motivo torpe. A acusação ainda afirma que o ataque ocorreu de forma inesperada, dificultando a defesa da vítima, qualificadora que também será analisada pelos jurados durante o julgamento.

Além da tentativa de homicídio qualificado, o réu responde por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e munições. Em janeiro de 2024, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do acusado, policiais civis localizaram uma espingarda calibre 12 com numeração suprimida e munições intactas escondidas no telhado da casa. A perícia confirmou a eficácia da arma e das munições apreendidas.

Segundo a denúncia, o acusado foi preso preventivamente em abril de 2024. O processo será submetido ao Conselho de Sentença do Tribunal do Júri, responsável por decidir sobre a condenação ou absolvição em relação à acusação de tentativa de homicídio qualificado.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br