Esportes
Bagé dá pontapé inicial na temporada contra o Farroupilha
por Yuri Cougo Dias
Depois de nove meses sem disputar uma partida oficial, o Bagé volta a entrar em campo nesta quarta-feira, 13, às 20h, no Estádio Pedra Moura, para a estreia na Copa FGF diante do Farroupilha. Mais do que o início de uma competição, o confronto representa a retomada esportiva do clube em uma temporada que promete recolocar o jalde-negro no centro do calendário do futebol gaúcho.
A última vez que o torcedor do Bagé acompanhou o clube em uma partida oficial foi no início de agosto de 2025. Desde então, o Pedra Moura atravessou um período de reconstrução marcado por reformulações administrativas, reorganização financeira e reformulação do elenco. Agora, a Copa FGF marca o primeiro passo de um ano que ainda terá a disputa do Gauchão A-2, principal objetivo esportivo do clube na temporada.
Publicamente, a direção trata a Copa FGF como um laboratório para consolidar um projeto de equipe voltado ao acesso em 2026. O elenco montado aposta em juventude, intensidade e formação de grupo, tendo como base vários atletas que integraram a campanha semifinalista do Bagé no Gauchão A-2 Sub-20 de 2024. A maioria dos jogadores do plantel tem entre 16 e 23 anos.
Ao lado dos jovens, a direção buscou nomes experientes para acelerar o processo de amadurecimento da equipe. Entre os principais reforços estão o zagueiro Diego Rocha, o lateral-esquerdo Gustavo Nogy, o volante Elias Ceará e o centroavante Michel Henrique, anunciado oficialmente na segunda-feira, 11.
A contratação de Michel simboliza justamente o equilíbrio que o Bagé tenta encontrar entre renovação e competitividade. Aos 36 anos, o atacante chega após passagem pelo Marília Atlético Clube e depois de disputar o Campeonato Gaúcho pelo Internacional de Santa Maria. Natural de São Gabriel, o jogador construiu trajetória consolidada no interior gaúcho e foi artilheiro do Gauchão em duas oportunidades, defendendo Esporte Clube Passo Fundo, em 2015, e Esporte Clube São Luiz, em 2018.
Além da experiência, Michel chega para ocupar uma lacuna histórica do futebol do interior: a figura do centroavante de referência. O jogador também teve destaque recente defendendo o Guarany Futebol Clube no Gauchão de 2024 e ainda aguarda regularização no BID da CBF para ficar oficialmente à disposição da comissão técnica.
Embora a diretoria trate a Copa FGF como etapa de preparação, o ambiente no Pedra Moura é de expectativa elevada. A competição reserva uma sequência de confrontos tradicionais que mobilizam a torcida jalde-negra. Além da estreia diante do Farroupilha, o Bagé terá pela frente os clássicos Ba-Gua, ausentes do calendário há duas temporadas, e ainda reencontros históricos com clubes pelotenses, como Grêmio Esportivo Brasil e o próprio Farroupilha.
O adversário da estreia também vive momento de reconstrução. O Farroupilha retorna ao futebol profissional após ficar fora das competições estaduais em 2025 e utiliza a Copa FGF como preparação para a Terceirona Gaúcha. A principal movimentação do Fantasma para a temporada foi a contratação do atacante Walter, jogador com passagens por clubes como Internacional, Fluminense, Goiás e Porto (Portugal). Após perder cerca de 50 quilos, Walter tenta reconstruir a carreira e retomar o futebol competitivo.
Na preparação para a estreia, o Bagé realizou amistoso diante do Stand e venceu por 4 a 0 no Pedra Moura, com gols de Chaves, Johann, Yander e Enrique. O resultado serviu como último teste antes do início oficial da temporada.
Depois do duelo desta quarta-feira, o calendário do jalde-negro seguirá acelerado. No dia 20, às 19h, o clube encara o Guarany, no Estádio Estrela D’Alva, no retorno do clássico Ba-Gua ao futebol profissional de Bagé.

