Cidade
Instituto Transformarte promove atividades em alusão ao mês de conscientização sobre a epilepsia
por Márlon Castro Posqui
“Epilepsia não é contagiosa, mas o preconceito sim.” A frase resume a proposta do Março Roxo, campanha promovida pelo Instituto TransformArte (ITTA), que intensifica, ao longo do mês, ações de conscientização e cuidado voltadas às pessoas com epilepsia.
A iniciativa busca enfrentar a desinformação e o estigma que ainda cercam a condição. O diretor-executivo do ITTA, Luiz Carlos Bucalon, destaca que um dos principais desafios é a perda de autonomia enfrentada por algumas pessoas. “Há quem precise de apoio em tarefas simples do dia a dia, o que pode gerar frustração. Além disso, muitos encontram dificuldades para explicar sua condição, o que acaba prejudicando a empatia e o suporte adequado”, afirma.
A campanha é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde e prevê uma série de atividades em escolas e empresas da região. A proposta é levar informação técnica e orientações práticas para ambientes onde a vida social e produtiva acontece. “Precisamos ensinar a população a agir corretamente diante de uma crise epiléptica e, principalmente, combater o preconceito”, ressalta Mareci da Silva e Silva, que convive com a epilepsia e atua como uma das vozes da mobilização.
As ações seguem as diretrizes da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), garantindo embasamento científico e caráter de utilidade pública aos materiais informativos distribuídos durante a campanha.
Destaques da agenda
{AD-READ-3}14 de março (sábado) – Festival ITTA na Rua
Local: Praça do Coreto, das 10h às 19h
A programação inclui feira de economia solidária, participação de artistas locais, Mostra de Gaiteiros e Dança (15h às 17h) e Mostra Musical (17h às 19h).
26 de março (quinta-feira) – Dia Internacional da Conscientização sobre a Epilepsia
Será realizada uma grande caminhada de conscientização, reunindo a comunidade em defesa da informação, do combate ao estigma e da garantia de direitos às pessoas com epilepsia.

