Fogo Cruzado
Programa de transição energética deve estimular setor carbonífero
por Redação JM
O Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), aprovado pela Câmara dos Deputados, promete estimular a transição do uso do carvão para fontes de energia mais limpas, o que impacta na região da Campanha. A proposta, que agora segue para a sanção presidencial, também permite que empresas com projetos aprovados possam negociar suas dívidas tributárias federais por meio de uma transação, que oferece descontos e parcelamentos para créditos de difícil recuperação.
A medida visa promover o desenvolvimento de setores econômicos que possam substituir a atividade carbonífera, a exemplo daquela estabelecida em Candiota, e apoiar iniciativas que reduzam as emissões de gases de efeito estufa associadas ao uso do carvão mineral.
A relatora do projeto na Câmara, deputada Marussa Boldrin, ressaltou a importância da eficiência energética como a maneira mais eficaz e econômica para diminuir a demanda por energia e reduzir os impactos ambientais causados pela geração e transmissão de eletricidade.