MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Liminar derruba artigo de lei que extinguia CCs na Prefeitura em Bagé

Desembargador Jorge Luis Dall Agnol, do Órgão Especial – Cível Público, do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS), entendeu que a medida tinha o objetivo de inviabilizar a futura gestão

Em 20/12/2024 às 09:08h

por Redação JM

Liminar derruba artigo de lei que extinguia CCs na Prefeitura em Bagé | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Arquivo JM

O desembargador Jorge Luis Dall Agnol, do Órgão Especial – Cível Público, do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS), concedeu liminar declarando inconstitucional o art. 109-A, incluso na Lei Complementar 74/2022, pela Lei Complementar 94/2023, que extinguia todos os cargos comissionados (CC) da Prefeitura de Bagé a partir do dia 31 de dezembro de 2024.

A decisão do desembargador, proferida na quinta-feira, 19, se deu por uma ação direta de inconstitucionalidade (ADIN), protocolada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), objetivando o reconhecimento da inconstitucionalidade de tal artigo. Dall Agnol definiu que o artigo em questão tinha o objetivo de inviabilizar a futura gestão, afrontando o Princípio Constitucional da Eficiência, sem uma justificativa técnica ou administrativa.

Em sua sentença, Dall Agnol afirma que “com base em tal princípio, portanto, o gestor público deve pautar o seu agir de modo a atender à finalidade pública. No caso, extinguir todos os cargos em comissão do Município de Bagé, distribuídos nas mais diversas áreas de atuação do Executivo Municipal, vai de encontro a tal princípio, porquanto acaba por inviabilizar a administração pública”.

Na ação, o impetrante aponta que é possível “observar que durante toda a gestão atual, que vem governando Bagé desde 2017, sempre existiu um grande número de cargos em comissão chegando a totalizar 377 cargos, quando, agora, conforme entendimento desta mesma gestão, seriam imperativos apenas os chefes de gabinete para cumprir as obrigações essenciais ao novo governo frente ao povo de Bagé”.

A Lei Complementar nº 94/23 foi sancionada pelo ex-prefeito Divaldo Lara, no dia 18 de dezembro de 2023, e alterou a estrutura do quadro de servidores, extinguindo os cargos em comissão essenciais para o funcionamento de funções de confiança, como direção, chefia e assessoramento.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br