Cidade
Projeto parque da “Panela do Candal” vence concurso estadual
por Redação JM
O projeto “Parque Espaço Turístico Panela do Candal”, desenvolvido pela Prefeitura de Bagé, foi o vencedor do prêmio destaque do CAU/RS 2024, concurso promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. O resultado foi anunciado na noite desta sexta-feira,13, em cerimônia realizada em Porto Alegre e o prêmio foi recebido pelo aqrquiteto e autor do projeto, Sandro Martinez. A proposta tem significado especial para o curso de Arquitetura da Urcamp porque o monumento ao Monstro da Panela do Candal (que remete a uma lenda urbana local) teve inspiração em uma sugestão dos acadêmicos.
A premiação celebra projetos que impulsionam a Arquitetura e Urbanismo no estado, no impacto da qualidade de vida urbana, na sustentabilidade e na valorização do patrimônio cultural. Prêmio Destaque CAU/RS 2024 – Prêmio Vera Fabricio Carvalho, teve sua escolha realizada por votação on-line, entre os dias 3 e 12 de dezembro.
Participação do curso
O projeto “Parque Espaço Turístico Panela do Candal”, cuja obra foi inaugurada no dia 6 de novembro, é da Prefeitura de Bagé e representa uma transformação na área central de Bagé. Baseado no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), a proposta uniu esforços para revitalizar o Arroio Bagé, incluindo a recuperação da vegetação ciliar, o controle do assoreamento e a despoluição do leito do arroio. Além disso, o espaço valoriza a cultura local ao incorporar a lenda do Monstro da Panela do Candal.
A primeira ideia sobre o monumento do “Monstro da Panela do Candal”, que hoje está instalado no parque, foi criada em 2019, a partir de um conceito inicial sugerido pelas acadêmicas do primeiro módulo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp, Louyse de Freitas Machado, Luiza Tarouco da Silva e Maria Eduarda Gonçalves. O trabalho teve a orientação dos professores Maria de Fátima Schmidt Barbosa, Sandro Martinez Conceição, Marcelo David Pereira e Francisco Carlos Rodrigues Lucas.
{AD-READ-3}Arquitetura da Urcamp
A coordenadora do curso de Arquitetura da Urcamp, Fernanda Barasuol acredita que os resultados positivos podem ser atribuídos a uma atividade docente muito integrada com as atualizações conceituais, mas, também, muito atenta ao cotidiano da comunidade e do mercado. “Nossas atividades privilegiam a integração permanente com demandas e parcerias com organizações que nos permitem ligar teoria e prática”, avalia. Outra prova disso, é que no mesmo evento, mas participando na linha de projetos que destacam Trabalhos de Conclusão que receberam menção honrosa do instituto, o egresso do curso de Arquitetura da Urcamp, Darlan Almeida da Rosa, também concorreu na categoria interesse social. O ex-aluno participou do prêmio Enilda Ribeiro, do instituto dos arquitetos do Brasil (IAB) com seu trabalho de TCC "OKUPA CAIEIRA", orientado pela Professora doutora Magali Nocchi Gonçalves. “Esta presença marcante em um evento de relevância estadual e nacional faz deste egresso um grande orgulho para seus professores e para o curso como um todo”, conclui a coordenadora.