Cidade
Festival Teatro em Movimento celebrará as artes cênicas em Bagé
'O Doente Imaginário' será uma das peças apresentadas entre os dias 16 e 20 de dezembro
por Melissa Louçan
O Coletivo Movimento de Teatro de Bagé realiza, entre os dias 16 e 20 de dezembro, a primeira edição do Festival Teatro em Movimento. Idealizado pelo diretor, ator e dramaturgo Gabriel Medeiros, o evento é uma mostra de exercícios cênicos que também celebra as conquistas do grupo em 2024 com o compromisso de tornar o teatro uma arte acessível e popular na região.
Segundo Medeiros, o festival é mais do que uma apresentação das produções do coletivo, que nasceu com o objetivo de fomentar uma cultura teatral em Bagé, promovendo o hábito de frequentar o teatro e aproximando a comunidade das artes cênicas. Ao longo de 2024, o grupo realizou oito cursos nas áreas de atuação, direção, história e dramaturgia, além de 13 apresentações que alcançaram mais de mil espectadores. As peças foram levadas a escolas públicas e instituições como a APAE e o Caminho da Luz, sempre com a preocupação de tornar as sessões acessíveis, incluindo apresentações em Libras e a garantia de meia-entrada.
Uma das conquistas destacadas por Medeiros é a peça autoral Para Onde Voam as Borboletas?, contemplada pela Lei Paulo Gustavo e premiada no 23º Festival Rosário em Cena, que trouxe visibilidade estadual ao teatro bajeense. O próximo projeto do grupo, voltado ao público infantil, já conta com financiamento em parceria com o CNPq/MEC, fortalecendo os laços do coletivo com a Urcamp e o desenvolvimento regional.
A programação do festival inclui apresentações de quatro obras dirigidas por Gabriel Medeiros, com textos de autores consagrados como Maria Clara Machado, Molière, Ibsen e Lewis Carroll. As encenações são resultado do trabalho das turmas de teatro do Coletivo Movimento, que priorizam o estudo técnico e adotam uma abordagem embasada nas bases curriculares nacionais. “Não existe outra forma de se colocar o Teatro em Movimento que não seja através da formação e ampliação de público”, explicou Medeiros. Para ele, a profissionalização e a popularização do teatro são objetivos que caminham lado a lado.
O evento também conta com apresentações de outras linguagens artísticas, como a turma de flamenco da professora Daniele Zill e um pocket show da cantora e compositora Jéssica Berdet. As sessões serão realizadas à noite no Teatro do Cenarte/URCAMP, com mais informações disponíveis nas redes sociais do coletivo.
A iniciativa busca não apenas formar público, mas também abrir caminhos para aqueles que veem na arte uma carreira e uma paixão. “O 1º Festival Teatro em Movimento é o pulsar dos nossos próximos passos, do desejo de multiplicar o teatro, seus fazedores e apreciadores”, concluiu Medeiros.