Cidade
Festival Paralímpico celebrará o esporte inclusivo em Bagé
Evento, agendado para 7 de dezembro, integra as comemorações pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
por Melissa Louçan
No próximo dia 7 de dezembro, o Bagé Tênis Clube será palco de uma nova edição do Festival Paralímpico, uma celebração do esporte inclusivo organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, com o apoio da ABADEF (Associação Bajeense de Atenção às Pessoas com Deficiência). O evento começa às 9h e integra as comemorações pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.
Em seu terceiro ano consecutivo e na sexta edição, Bagé recebe o evento que promete atrair centenas de participantes - até o momento, 120 participantes já estão inscritos. A presidente da ABADEF, Cimone Gonzales, explica a dinâmica da iniciativa: “ A ideia principal do comitê é fazer com que haja a vivência das modalidades paralímpicas. Então não é competição, é simplesmente uma festa, que tem ali toda uma estruturação para que as pessoas possam vivenciar o esporte e se identificar com eles.”
A programação inclui atividades como vôlei de areia, futsal e judô, todas apresentadas de forma recreativa e lúdica. O Festival tem como foco proporcionar experiências para crianças com e sem deficiência, sendo que até 20% das vagas são destinadas a pessoas sem deficiência, promovendo inclusão e conscientização. Cimone reforça a importância do caráter inovador do evento: “Nós não repetimos modalidades, então cada edição é única. Isso reforça que não se trata de uma continuidade, mas de uma nova experiência a cada vez.”
Nesta edição, o Festival Paralímpico receberá a participação da Associação de Pais de Pessoas com Síndrome de Down de Pelotas - ApadPel, que estará presente em Bagé para fortalecer a rede de apoio ao esporte inclusivo na região.
O evento tem patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal, sendo realizado simultaneamente em diversas cidades do país. Em setembro, a primeira edição do ano foi realizada em 120 localidades, celebrando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).