Cidade
Temporal causa estragos em Bagé e região
por Melissa Louçan
O forte temporal que atingiu Bagé e arredores neste domingo trouxe consigo ventos fortes, granizo e chuvas intensas. O aviso de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) permanece vigente até a meia-noite de hoje. Segundo informações do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé - Daeb, até às 21h havia chovido 75 mm.
De acordo com o Inmet, a tempestade traz riscos de chuva superior a 60 mm/h, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo - o que representa grande perigo de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana informou que equipes estão trabalhando para desobstruir vias, remover veículos de garagens alagadas e atender áreas afetadas. Alguns bairros, como Habitar Brasil, Morgado Rosa, Tarumã, São Domingos e Passo das Pedras já receberam atendimento. Já o Daeb, desde o momento do temporal, recebeu 38 chamados e realizou 21 atendimentos, e as equipes continuam na rua para atender todas as solicitações.
Além disso, relatos de moradores indicam que várias zonas da cidade ficaram sem luz, com postes caídos, como bairro Stand, Vila Brum e Mascarenhas, além de partes do centro. Alagamentos foram registrados em pontos como a Ponte Ernesto Médici, Rua São João e Ponte Passo do Onze.
Outra situação relatada foi a queda de granizo em áreas da cidade, assim como zonas rurais de Bagé e Aceguá.
Bruna Acosta Leal, moradora do bairro Getúlio Vargas relatou prejuízos significativos com o alagamento da casa - situação recorrente em razão de bueiros entupidos. Ela conta que já teve a geladeira queimada três vezes, além de móveis de madeira totalmente danificados. “
Bruna afirmou que a situação se repete frequentemente devido aos alagamentos, situação também vivida por outras cerca de cinco casas da área: "Sempre que chove forte, nossa casa alaga. A rua vira um mar e entra pela frente de casa, pelos fundos, pelos ralos. Já pedimos ajuda da Prefeitura, mas ninguém resolveu, ficam só passando de uma secretaria pra outra."
Contatos para emergências:
Defesa Civil: (53) 99176-6099
Guarda Municipal: 153
Plantão de Atendimento Daeb: 115
{AD-READ-3}
Atualizado às 21h17