Cidade
Bagé se prepara para o 28º Supermoto
Evento, que acontece de 5 a 8 de dezembro, promete atrair amantes do motociclismo, música e gastronomia
por Jaqueline Muza
A Associação Bajeense de Motociclismo (ABM) promove, de 5 a 8 de dezembro, a 28ª edição do Bagé Supermoto, um dos eventos mais tradicionais e aguardados da cidade. Realizado no Complexo do Militão, o festival promete atrair amantes do motociclismo, música e gastronomia, além de fomentar o turismo e a economia local com a chegada de visitantes de diversos estados e países.
De acordo com Mário Paiva, presidente da comissão organizadora, o Bagé Supermoto recebe anualmente mais de 1,5 mil pessoas, consolidando-se como o maior evento popular e turístico do município. "O Supermoto movimenta postos de gasolina, mercados, hotéis e outros setores. É um dinheiro novo que entra na cidade, beneficiando comerciantes e prestadores de serviços", explica.
A edição deste ano contará com apresentações musicais, shows de manobras radicais, praça de alimentação e espaço para camping. Entre as atrações internacionais, destacam-se as bandas argentinas The Jack, finalista do The Voice Argentina, e Legendários 70, a primeira banda a se apresentar no Supermoto em 2014. Também marcará presença o piloto uruguaio Nicolás Teixeira, especialista em manobras radicais com motos e bicicletas.
Bandas brasileiras como The Silvers e Arde Rock também compõem a programação. As apresentações ocorrerão entre quinta-feira e domingo, com horários variados.
No sábado, será entregue o Troféu Mérito Motociclista, que homenageia pessoas e organizações que promovem a cultura do motociclismo, incluindo organizadores de eventos, viajantes e músicos que participam frequentemente. O encerramento no domingo contará com sorteios e atividades especiais.
Estrutura no Complexo do Militão
Pelo segundo ano consecutivo, o Complexo do Militão será a sede do evento. A escolha do local se deve à estrutura ampla e confortável, com banheiros, áreas de sombra e locais para acampamento. Para ajudar nos custos de manutenção e organização, será cobrada uma taxa simbólica de R$ 5 para maiores de 12 anos.
"A estrutura do Militão é maravilhosa e oferece conforto aos participantes, com espaços amplos para as atividades e locais para apreciar o pôr do sol. Estamos empenhados em proporcionar uma experiência inesquecível", comenta Paiva.
{AD-READ-3}Além de ser um momento de confraternização para as famílias, o evento será uma oportunidade econômica para pequenos empreendedores locais. Muitos iniciaram seus negócios na praça de alimentação do Supermoto. A edição deste ano já tem presença confirmada de participantes vindos de cidades como Pelotas, Rio Grande, e de estados como Santa Catarina e São Paulo, além de países como o Uruguai.
A organização faz um convite especial à comunidade: "Levem seus filhos e familiares para curtirem grandes shows e apresentações. Com um ingresso acessível, todos podem ajudar a manter viva essa tradição que tanto engrandece nossa cidade", finaliza Paiva.