Cidade
Bagé apresenta saldo positivo na criação de empregos formais em outubro
por Melissa Louçan
Bagé registrou um saldo positivo na geração de empregos formais em outubro, com 15 novas vagas com carteira assinada. O dado, divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que a cidade contabilizou 612 admissões e 597 desligamentos no período. Esse resultado representa uma leve desaceleração em relação ao mês anterior, quando o saldo foi de 50 postos de trabalho.
Dos cinco principais setores da economia local, quatro apresentaram desempenho positivo, gerando um total de 65 vagas. O setor de comércio foi o único a registrar perdas, com o fechamento de 50 postos. No acumulado de 2024, Bagé teve sete meses de saldo positivo na criação de empregos formais, enquanto três meses apresentaram retração: janeiro (-62), maio (-29) e agosto (-26). O estoque total de vínculos formais na cidade chegou a 18.005.
No cenário nacional, o país também registrou desaceleração na geração de empregos formais em outubro. Foram criados 132.714 postos de trabalho com carteira assinada, o menor volume para o mês desde 2020, quando se iniciou a metodologia atual do Caged. O número representa uma queda de 30,3% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 190.366 vagas, considerando ajustes.