Cidade
Bagé sedia Encontro Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
por Rochele Barbosa
Nesta quinta-feira, 28 de novembro, será realizado o I Encontro Regional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, no salão de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Bagé.
A presidente da OAB/Bagé, Márcia Rochinhas, ressaltou que o evento reflete o compromisso da entidade em fomentar o diálogo entre organizações da sociedade civil, instituições, agentes públicos e a comunidade. "Queremos compartilhar experiências em diferentes frentes, como acolhimento, efetivação de denúncias e cumprimento de penas, com o objetivo de avançarmos na proteção e segurança das mulheres", destacou.
Programação
9h15min: Painel “As forças de segurança e sua atuação no combate à violência contra a mulher”, com participação da Major Karla de Moura Incerti, comandante do 6º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, e da Delegada Lisandra de Souza Cabrera, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). A mediação será feita por Daniela Provin, presidente do Conselho de Segurança de Bagé.
10h15min: Painel “Enfrentamento à violência doméstica no âmbito do Poder Judiciário”, com o Promotor Diogo Taborda e a Juíza Paula Abero Ferraz, da 2ª Vara Criminal de Bagé. A mediação será conduzida por Vanessa Budó, coordenadora das comissões da OAB/Bagé.
11h15min: Palestra “Independência emocional da mulher no enfrentamento da violência doméstica”, com a psicóloga Isabela Fervenza e a secretária-geral adjunta da OAB/Bagé, Miréia Neto.
14h: Painel “Panorama da violência doméstica na região – Políticas Públicas de Atendimento Especializado: Desafios e Propostas”, com Juliana Baunhardt (Secretaria Municipal da Mulher de Candiota), Cândida Navarro (Secretaria Municipal da Mulher de Bagé) e Luíze Lopes Pinto (psicóloga do município de Hulha Negra). A mediação será feita por Lélia Lemos de Quadros, secretária-geral da OAB/Bagé.
15h: Painel “A atuação da Ordem dos Advogados do Brasil no combate aos diversos tipos de violências”, com Patrícia Fabres (presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Pelotas) e Camila Frantz de Faria (presidente da CMA da OAB Dom Pedrito). A mediação ficará a cargo de Maria Victoria Pasquoto, presidente da CMA da OAB/Bagé.
{AD-READ-3}16h às 17h30min: Mesa-redonda “Responsabilidade de todos: Desafios e perspectivas no enfrentamento da violência doméstica”, seguida pela elaboração da Carta de Intenções.