Cidade
Pacto pela inovação e empreendedorismo é estabelecido em Bagé
por Redação JM
O 6º Simpósio de Empreendedorismo e Inovação da Campanha, realizado terça-feira, dia 26, pela Unipama em parceria com a Comissão de Inovação e Empreendedorismo e o Ecossistema de Inovação de Bagé (ECOBAH), resultou na criação do "Pacto pela Inovação e Empreendedorismo Bagé 2030". O documento, elaborado de forma colaborativa por representantes de diversos setores, define três prioridades para promover a inovação e o empreendedorismo na região, unindo esforços entre os setores público e privado, acadêmico e sociedade civil.
As prioridades incluem a superação de barreiras por meio da aproximação entre instituições, entidades e empresas; a elaboração de atividades acadêmicas de extensão; e o incentivo aos alunos por meio de ações que os conectem ao futuro do agronegócio. Além disso, o Pacto destaca o apoio e o financiamento de iniciativas inovadoras, com foco em sustentabilidade e investimento em tecnologias locais, como a criação de programas de aceleração para startups.
O Simpósio também promoveu um debate sobre as demandas e as oportunidades da região, reunindo entidades, empresas e instituições de ensino. O ECOBAH, um ecossistema de inovação, desempenha um papel central ao reunir empresas, universidades, startups, aceleradoras e investidores para fomentar a inovação e o empreendedorismo na região.
O professor doutor Érico do Amaral, organizador do evento, destacou que o Pacto será disponibilizado publicamente. "Com as instituições de ensino inovadoras que temos na região, é hora de apoiar e incentivar essas startups para que elas se lancem no mercado e impulsionem o desenvolvimento regional", afirmou.