MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Militão completa 50 anos e revive histórias do esporte em Bagé

Em 09/11/2024 às 15:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Militão completa 50 anos e revive histórias do esporte em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

Quem não guarda uma lembrança do Ginásio Militão? Seja uma fotografia de um show, um troféu guardado com carinho ou uma vitória conquistada sob o teto deste icônico espaço, o Militão é parte da memória coletiva de Bagé. Neste final de semana, quando o ginásio completa 50 anos, a cidade se volta para este símbolo, homenageando-o e celebrando as décadas de história que ele abrigou.

Inaugurado em 1974, o Ginásio Presidente Médici – conhecido popularmente como Militão – foi um marco para o esporte e a cultura local. A homenagem ao ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, bajeense de nascimento e apelidado de Militão por familiares e amigos, foi um gesto de reconhecimento ao papel que ele desempenhou na viabilização da obra. Durante o regime militar, quando Médici era presidente, ele esteve presente na cerimônia de inauguração, ocasião em que recebeu o Estribo de Prata, entregue por Oscar Francisco Silveira Collares, o "Cacaio", então com 18 anos.

Cacaio, um dos homenageados durante as comemorações, recorda aquele dia com detalhes. "Fui escolhido porque fui um dos que sugeriu ao prefeito Antônio Pires que Bagé merecia um ginásio grande. Eu via como outras cidades, como Porto Alegre, já tinham seus espaços esportivos cobertos, enquanto aqui havia muito poucas estruturas para isso", conta. A ideia surgiu em 1971, quando o prefeito, amigo próximo de seu pai, foi convencido da necessidade de um grande ginásio na cidade. Em março de 1974, Cacaio foi chamado pelo prefeito para participar da inauguração e recebeu a incumbência de entregar a homenagem ao então presidente da República.

Desde então, o Militão tornou-se um palco vibrante para o esporte e a cultura bajeenses, abrigando torneios de futsal, jogos de vôlei, basquete e handebol, além de festivais e eventos tradicionais como a Festa do Churrasco, que teve suas origens nos campos do ginásio. "O Militão alavancou o esporte em Bagé, trazendo equipes como as seleções de futebol de salão do Paraguai, do Grêmio e do Internacional", explica Cacaio, emocionado ao recordar o impacto do ginásio no desenvolvimento esportivo da cidade.

Para comemorar os 50 anos, a cidade preparou uma programação especial. No dia 8 de novembro, a Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene, com homenagens aos participantes da inauguração de 1974, como Cacaio e outros nomes importantes. Após a sessão, houve uma confraternização na pizzaria Gastronomia. Neste sábado, atividades esportivas ocuparão o ginásio e seus arredores, incluindo jogos das escolinhas de futsal e uma partida especial entre os veteranos do Red Bull Bagé e do Palácio das Chaves. A programação será encerrada com um jantar de celebração na churrascaria Novo Cinturão (antigo Betemps).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br