Cidade
Eleições da OAB movimentam advocacia no Estado
Escolha da nova diretoria da subseção local deve ocorrer por aclamação
por Melissa Louçan
Em Bagé, a eleição para a nova diretoria da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) será feita por aclamação. Apenas uma chapa, a “Unidos pela OAB – OAB Mais”, foi registrada para o pleito deste ano.
A chapa é liderada por Luis Mariano Mazzini Niederauer, candidato à presidência, tendo Mireia Cabral Neto como vice-presidente. Também integram a composição Nilton Passos Mendes, como secretário-geral, Vanessa Budó, na secretaria-geral adjunta, e Pedro Jerre Greca Mesquita, candidato a tesoureiro.
A Chapa 10 - Unidos pela OAB – OAB Mais apresenta uma série de propostas voltadas para atender às necessidades da classe advocatícia na região. Entre as principais ações previstas estão a defesa de uma prestação jurisdicional eficiente e célere, além da constante atenção às prerrogativas dos advogados. O grupo também pretende fomentar o uso de ferramentas tecnológicas, promovendo palestras e cursos de aperfeiçoamento para a categoria. A chapa também propõe ampliar a participação da advocacia nas comissões locais e atuar junto aos órgãos públicos para garantir maior integração com a sociedade.
Além disso, planeja promover campanhas de conscientização sobre a importância da tabela de honorários e o combate ao aviltamento, buscando valorizar a categoria. Outras ações incluem a manutenção da realização periódica da “Conferência da Advocacia” e a organização de palestras que orientem os profissionais sobre temas como contratos de honorários e prestação de contas.
Já a disputa para o Conselho Seccional da OAB no Rio Grande do Sul ocorre em um cenário competitivo, com duas chapas concorrendo na eleição estadual.
A Chapa 1, “OAB MAIS”, tem como candidato à reeleição o atual presidente, Leonardo Lamachia, que disputa ao lado de Claridê Chitolina Taffarel, candidata a vice-presidente. Também compõem a chapa Ana Lúcia Kaercher Piccoli, como secretária-geral, Regina Pereira Soares, na secretaria-geral adjunta, e Jorge Luiz Dias Fara, como tesoureiro. Entre os conselheiros federais titulares indicados pelo grupo estão Pedro Zanette Alfonsin, Rafael Braude Canterji e Greice Fonseca Stocker.
{AD-READ-3}Já a Chapa 2, “MUDA OAB/RS – SOMOS TOD@S OAB”, liderada por Paulo Peretti Torelly, surge como oposição à gestão atual. Torelly disputa ao lado de Lúcia Liebling Kopittke, como vice-presidente, Lucas Souto Bolzan, como secretário-geral, Felipe Espíndola Carmona, na secretaria-geral adjunta, e Marcelo Jorge Dias da Silva, candidato a tesoureiro. Os conselheiros federais titulares da chapa são Antônio Carlos Cortês, Marilinda da Conceição M. Fernandes e Pedro Maurício Pita da Silva Machado.
As eleições das diretorias e conselhos da Seccional e das subseções serão realizadas nesta sexta-feira, 22, das 9h às 17h, quando serão preenchidos os cargos do conselho seccional e sua diretoria, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) e diretorias das 107 subseções ou conselhos subseccionais. As eleições serão em plataforma on-line. Os eleitores poderão votar de onde estiverem, utilizando seu smartphone, computador ou tablet. Além disso, também serão instaladas seções eleitorais em todas as subseções.