Campo e Negócios
RS deve semear 6,8 milhões de hectares de soja
Expansão da cultura na Metade Sul ocorre em áreas onde os produtores já possuíam um planejamento prévio de crescimento
por Redação JM
A semeadura da soja está movimentando as lavouras no Rio Grande do Sul, de acordo com a Embrapa, que alerta que produtores devem ficar atentos ao melhor momento para fazer a semeadura sem comprometer o estabelecimento das plantas, já que a adequada implantação da lavoura é determinante para atingir altas produtividades.
“A temperatura do solo ideal para implantação da soja é entre 24ºC e 32ºC, mas com o avanço do verão a temperatura do solo pode superar os 45ºC na Região Sul. A alta temperatura afeta o alongamento das raízes, além de prejudicar a nodulação”, explica o pesquisador Alvadi Balbinot.
De acordo com o zoneamento agrícola (Zarc), a janela de semeadura da soja no Rio Grande do Sul vai de 20 de outubro à 20 de novembro. Nas regiões mais frias do Brasil – RS, SC e centro-sul do PR - o mês de novembro concentra as operações de semeadura da soja. De acordo com a Conab, na Região Sul é esperado um incremento percentual na área plantada de 1,4% atingindo 13.555 mil hectares de soja.
O Rio Grande do Sul segue com a segunda maior área com cultivo de soja no Brasil, estimada em 6,8 milhões de hectares, um aumento de 1,1% em relação à safra passada. O aumento da área se dará, principalmente, sobre a redução da área de milho na metade norte do estado, mas também pela expansão da cultura na metade sul, em áreas onde os produtores já possuíam um planejamento prévio de crescimento da área cultivada.
Em relação ao clima, a previsão do Inmet para o trimestre indica condições favoráveis para chuvas acima e em torno da média no Rio Grande do Sul. A temperatura do ar deverá prevalecer acima da média histórica em grande parte da região.