Fogo Cruzado
PEC que propõe fim da jornada 6x1 ganha destaque
por Redação JM
A proposta de acabar com a jornada de trabalho de seis dias seguidos por um dia de descanso (6x1) gerou grande repercussão nas redes sociais no domingo, 10, ocupando o primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no X (antigo Twitter).
A medida faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érica Hilton, do PSOL de São Paulo, na Câmara dos Deputados, que busca eliminar a escala 6x1, considerada "desumana" pela parlamentar. Segundo Hilton, essa jornada impede que o trabalhador aproveite seu tempo com a família, busque qualificação ou até procure outro emprego.
A deputada tem pressionado os colegas para que assinem a PEC, que necessita de 171 assinaturas para ser formalmente apresentada. Até o momento, ela já obteve metade das adesões necessárias. A proposta também conta com o apoio do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo, do PSOL do Rio de Janeiro, que arrecadou 1,3 milhão de assinaturas em petição online.
Atualmente, a Constituição e a CLT estabelecem limites para a jornada de trabalho, que não pode ultrapassar 8 horas diárias e 44 horas semanais, com possibilidades de compensação ou redução de jornada por acordo coletivo.
Com informações da Agência Brasil