Fogo Cruzado
Lei garante direitos de pessoas com TEA
por Redação JM
A lei proposta pelo vereador João Schardosim (Progressistas), que autoriza pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a portar alimentos e objetos pessoais em escolas municipais e estabelecimentos privados, foi sancionada pelo prefeito Divaldo Lara, antes de renunciar.
A medida, que entrou em vigor na quarta-feira, 6, garante que pessoas com TEA possam levar consigo itens essenciais, como alimentos e objetos que auxiliam na regulação sensorial, frequentemente necessários para que possam se alimentar e se sentir confortáveis nesses ambientes. A nova lei estabelece que escolas e locais privados devem permitir o transporte desses itens, criando um ambiente mais acolhedor e adaptado às particularidades de cada indivíduo.
Para Schardosim, a nova lei representa um avanço significativo na luta por mais inclusão. O parlamentar classifica a nova legislação como um avanço para as famílias de pessoas com TEA.
Após a aprovação pela Câmara, Schardosim adiantou que, por meio de seu gabinete, pretende encaminhar um ofício com a nova legislação às escolas e estabelecimentos privados do município, destacando a importância de sua implementação e cumprimento.