MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Feriado nacional, Dia da Consciência Negra será marcado por reflexões em Bagé

Data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares

Em 10/11/2024 às 15:33h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Feriado nacional, Dia da Consciência Negra será marcado por reflexões em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
César Jacinto diz que momento reafirma luta contra o racismo Foto: Arquivo Pessoal

No dia 20 de novembro, celebra-se a Consciência Negra, data que se tornou feriado em todo o território nacional após a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2023. A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, no atual estado de Alagoas.

Patrícia Alves, coordenadora da Comissão de Igualdade Racial da OAB Bagé, destaca que o feriado é uma conquista significativa, fruto de lutas históricas dos movimentos negros no Brasil. À frente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Subseção Bagé desde 2017 e, desde 2021, como secretária-geral da comissão estadual, Patrícia observa de perto a importância da data para a comunidade e para o trabalho desenvolvido em prol da igualdade racial. "O feriado é um marco de reconhecimento do papel essencial da cultura negra na construção do Brasil e uma oportunidade de reforçar a importância do combate ao racismo", afirma.

Ela ressalta que o feriado facilita a organização de eventos, debates e encontros que, em dias úteis, muitas vezes se tornavam inviáveis. A data permite reunir a comunidade para celebrar conquistas e refletir sobre os desafios ainda existentes na luta pela igualdade racial. "Este é um dia para valorizar nossa trajetória, mas também para lembrar que a luta pela igualdade não termina aqui. O feriado é uma conquista, mas também um compromisso contínuo de toda a sociedade com a promoção da igualdade e o respeito à nossa história e identidade", salienta.

Para o professor e mestre César Jacinto, a data é mais que comemorativa; é um momento de reflexão e reafirmação da luta contra o racismo estrutural e institucional presente na sociedade. "Fruto do protagonismo do povo negro, o 20 de novembro representa a ressignificação de nossa história e uma homenagem a todos que lutaram e seguem buscando a reparação histórica e políticas afirmativas", declara.

Jacinto ressalta que, após décadas em que apenas alguns municípios e estados declaravam o 20 de novembro como feriado, a aprovação no Congresso Nacional e a sanção da Lei 14.759/23 pelo presidente Lula finalmente tornaram a data feriado nacional. "Esta era uma das principais reivindicações do Movimento Negro. Diferente dos feriados religiosos, geralmente cristãos, e daqueles alusivos a segmentos hegemônicos da sociedade brasileira, este é um reconhecimento da história do povo negro", enfatiza.

{AD-READ-3}

Eventos

Para marcar o Dia da Consciência Negra, a diretoria do Clube Os Zíngaros realizará o 1º "Samba, Sabor e Consciência". O evento ocorrerá nas dependências do clube, a partir das 11h30, com a participação da banda Botiquim S.A. No local, será servido almoço ao custo de R$ 35, com galeto, massa, arroz, salada e farofa no cardápio. Os ingressos podem ser adquiridos pelos telefones (53) 99977-0004 e (53) 99161-8054.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br