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Cidade

Professores integram curso sobre cultura afro e indígena

Em 08/11/2024 às 15:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Professores integram curso sobre cultura afro e indígena | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Cerca de 60 professores da rede municipal de Bagé participam do curso "Educação das Relações Étnico-Raciais: História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena – Novos Olhares, Novas Perspectivas". Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), o curso é gratuito e orientado pelo professor mestre César Jacinto, com o objetivo de capacitar docentes para abordagens pedagógicas inclusivas, centradas nas contribuições africanas e indígenas à sociedade brasileira.

De acordo com Jacinto, o curso, iniciado em 16 de outubro, totaliza 40 horas, sendo 24 horas de formação presencial e 16 horas dedicadas à elaboração de projetos a serem aplicados nas escolas. Uma nova sessão ocorreu segunda-feira, dia 4, e outra será realizada em 12 de novembro, com foco na implementação prática dos conceitos explorados.

Jacinto explica que professores de diversas escolas de educação infantil e fundamental, além de orientadores educacionais, participam das formações, que abrangem uma variedade de tópicos, como valores civilizatórios e cosmologia africana, racismo contemporâneo, a luta indígena pela terra e a importância de um currículo anti-racista. Ele destaca que a formação conta com o apoio da coordenadora de orientação educacional da Smed, Érica Cardoso.

Segundo Jacinto, o curso busca oferecer subsídios teóricos e práticos para que os professores possam trabalhar, com profundidade, a história e a cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. A iniciativa ressalta o protagonismo negro e indígena na formação do Brasil, explorando conceitos fundamentais sobre relações étnico-raciais, diversidade cultural e igualdade racial, aspectos essenciais para a construção de uma escola inclusiva. “É a primeira vez que o município promove um curso tão extenso sobre o tema, contrastando com as formações pontuais realizadas anteriormente,” comenta.

Jacinto afirma que a expectativa é de que os professores levem para suas escolas uma prática pedagógica que valorize a história e a cultura dos povos afro-brasileiros e indígenas, ajudando a construir um ambiente escolar anti-racista e inclusivo.

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