Fogo Cruzado
Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 50 anos do Militão
por Redação JM
A Câmara de Vereadores de Bagé, por meio de uma proposição do vereador Ronaldo Hoesel, realizará uma sessão solene nesta sexta-feira, 8, a partir das 19h, em comemoração aos 50 anos do Ginásio Presidente Médici – Militão. O ginásio, que leva o nome do ex-presidente da República Emílio Garrastazu Médici, natural de Bagé, foi inaugurado em 6 de março de 1974, durante o último ano do mandato de Médici. Na ocasião, o ex-presidente esteve na cidade para a entrega de várias obras, incluindo o ginásio.
Conhecido popularmente como Militão, o local se tornou um importante centro de eventos esportivos, culturais e artísticos, com capacidade para até sete mil pessoas. Durante a sessão solene, 16 personalidades que tiveram relevante contribuição para a história do ginásio e da cidade serão homenageadas. Destas, nove já faleceram, e seus familiares receberão as honrarias em nome dos homenageados.
Em entrevista, o vereador Ronaldo Hoesel destacou a importância histórica do Militão para os bageenses e revelou que a ideia de realizar a homenagem partiu de Oscar Collares, mais conhecido como Cacaio, uma figura influente na cidade e presente na inauguração do ginásio. "Cacaio teve grande influência na época para a construção do ginásio e me procurou com a sugestão de fazermos uma sessão solene. Na hora, aceitei, pois o Militão é um espaço muito presente na vida dos bageenses, todos têm uma história para contar sobre ele", afirmou Hoesel.
O vereador também mencionou que, em 2023, solicitou ao deputado estadual Marcelo Moraes uma emenda parlamentar de R$ 500 mil, que possibilitou a desinterdição do ginásio, a execução do PPCI (Plano de Prevenção e Combate a Incêndios) e a realização de obras de modernização, como a substituição da antiga quadra por um novo piso modular. A iluminação da pista de caminhada também foi revitalizada, e parte dos recursos foi destinada à construção de uma nova quadra de beach tennis.
A sessão solene será realizada a partir das 19h, na Câmara de Vereadores, e contará com a presença de familiares e amigos dos homenageados. Entre os nomes que receberão a homenagem estão Pedro Augusto Cogoy Mansur (Fuca), José Roberto Machado Guterres (Zé Bouquinha), Oscar Francisco Silveira Collares (Cacaio), e muitos outros, que marcaram a história do ginásio e da comunidade bageense.
Homenageados
Pedro Augusto Cogoy Mansur (Fuca) (in memoriam) – Recebe a homenagem de Adao Cogoy Mansur
José Roberto Machado Guterres (Zé Bouquinha)
Ricardo Ferreira Silva
Rafael Bandeira (in memoriam) – Recebe a homenagem de Paulo Bandeira
Paulo César Vieira
Oscar Francisco Silveira Collares (Cacaio)
Wagner Araújo Pinto (in memoriam) – Recebe a homenagem de Julio César Lopes
Geraldo Granato (in memoriam) – Recebe a homenagem de Eliezer Granato
Gilca Nocchi Collares
Eduardo Sá de Moraes (in memoriam) – Recebe a homenagem de João Batista Lencina
João Alberto Medeiros (Albertao)
Antonio Alberto Ferreira (Checo) (in memoriam) – Recebe a homenagem de Rui Santos e Lídia Maria Santana Ferreira
Edison Raciole Vieira (Pestana) (in memoriam) – Recebe a homenagem de Paulo Vieira
Tadeu Neves (in memoriam) – Recebe a homenagem de Nilza Neves de Freitas
{AD-READ-3}Galvão Tavares
José Anselmo Rodrigues Brossard (Zeze)