Cidade
Sessão solene celebra os 46 anos do Hospital Universitário Dr. Mário Araújo
por Viviane Becker
Uma sessão solene em homenagem aos 46 anos do Hospital Universitário Dr. Mário Araújo marcou a noite de terça-feira, dia 5, na Câmara de Vereadores. Com proposição de Cleber Zuliani Carvalho, a solenidade contou com homenagens e discursos emocionados.
O propositor lembrou que, em 1978, o Hospital foi adquirido pela Fundação Attila Taborda - então Faculdades Unidas de Bagé (FAT-FunBa), para servir à comunidade por meio da prestação de serviços na área da Saúde, passando a se chamar Hospital de Clínicas. Em 1993, foi redenominado Hospital Universitário - URCAMP e, mais recentemente, Hospital Universitário Dr. Mário Araújo.
Atualmente, o HU é uma entidade filantrópica que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes particulares e de convênios. São mais de 12 mil atendimentos por mês, sendo 85% pelo SUS. O hospital também proporciona o desenvolvimento de estágios curriculares e extracurriculares para acadêmicos da Urcamp nos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Biomedicina e Assistência Social. “Temos a união perfeita de ensino, pesquisa e extensão. Acreditamos no ser humano e no atendimento humanizado que o HU oferece”, defendeu o reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança.
A solenidade também serviu para homenagear o diretor Administrativo do HU, Leandro de Deus, e a diretora Assistencial e de Educação, Giovana Borges Miguel. Mas os aplausos da noite foram para o funcionário mais antigo do hospital, Jorge Davi Cunha Pereira, que atua como motorista há 42 anos.
“Sinto-me orgulhoso de ter crescido junto com a Urcamp e com o Hospital Universitário. É uma honra fazer parte da história dessa instituição que é uma âncora para Bagé. Minha irmã cursou Letras e Direito, e assim vemos a grandiosidade da Urcamp. Quantas pessoas em Bagé foram transformadas e têm o pão de cada dia conquistado pelo conhecimento adquirido na faculdade. A Urcamp é uma joia rara que precisa ser mantida para beneficiar outras gerações. Reconheço e agradeço a oportunidade que tive e por ter formado a minha filha na Urcamp. Mesmo com muito sacrifício, precisamos manter firme a instituição. Enquanto estiver lá, farei o meu melhor. Seja um homem nobre, prestativo e bom; só assim se distinguirá de outros homens”, concluiu o homenageado da noite.