MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Projeto de lei pode viabilizar distribuição de água na Serrilhada

Em 2022, o Daeb implantou uma rede de 1,9 mil metros na localidade

Em 07/11/2024 às 10:40h

por Redação JM

Projeto de lei pode viabilizar distribuição de água na Serrilhada | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Em 2022, o Daeb implantou uma rede de 1,9 mil metros na localidade | Foto: Divulgação/Daeb

O Legislativo bajeense analisa uma proposta de lei enviada pelo Executivo que autoriza o Departamento de Águas, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) a firmar um convênio com a Administración de Las Obras Sanitarias del Estado (OSE), do Uruguai, para a distribuição de água potável na localidade de Serrilhada, na zona rural do município. A proposição pode ser votada em caráter conclusivo em sessões extraordinárias nesta quinta-feira, 7.

O prefeito Divaldo Lara defende a iniciativa como uma solução para o problema de abastecimento de água potável para as 35 famílias residentes no lado brasileiro da fronteira, que atualmente não possuem acesso a um sistema público de fornecimento. A área está situada próxima à fronteira com o Uruguai, onde 107 famílias já são atendidas pelo sistema de distribuição de água potável da OSE.

Segundo o prefeito, o Daeb já realizou obras de infraestrutura para a instalação de redes de distribuição de água, mas a assinatura do convênio com a OSE é essencial para permitir a conexão ao sistema de abastecimento do lado uruguaio. A medida permitirá que os moradores da localidade tenham acesso a água potável, essencial para a saúde da população. Em 2022, por exemplo, o Daeb implantou uma rede de água de 1,9 mil metros na localidade, beneficiando cerca de 30 residências.

Na justificativa apresentada ao Legislativo, Divaldo Lara lembra que a população brasileira da Serrilhada enfrenta constantes períodos de estiagem, o que já motivou a intervenção das autoridades brasileiras e uruguaias em diversas ocasiões. Em algumas situações, a Prefeitura de Bagé precisou recorrer ao uso de caminhões-pipa para garantir o abastecimento de água potável na região.

A OSE, por sua vez, já reconheceu a viabilidade técnica do fornecimento de água para a localidade brasileira e obteve a autorização necessária para isso, por meio da Lei 19.658, em vigor desde 2018 no Uruguai.

Na justificativa apresentada à Câmara, o prefeito de Bagé reforça que a assinatura do convênio com a OSE é fundamental para garantir a continuidade do fornecimento de água potável em Serrilhada, alinhando-se aos compromissos legais do Brasil e às metas estabelecidas pelo Marco Regulatório Nacional do Saneamento (Lei Federal 11.445/2007), além do 6º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que visa garantir acesso a água potável e saneamento para todos.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br