MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Comissão aprova projeto que inclui Descida do Rio Camaquã no calendário do Estado

Em 30/10/2024 às 08:32h

por Redação JM

Comissão aprova projeto que inclui Descida do Rio Camaquã no calendário do Estado | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na reunião de terça-feira, 29, um parecer favorável ao projeto de lei 57, de 2023, de autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT. O projeto propõe a inclusão da “Descida do Rio Camaquã” no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado, reconhecendo sua relevância cultural e ambiental. O projeto agora deve ser apreciado pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

A “Descida do Rio Camaquã” deve ainda passar pela análise da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. A bacia hidrográfica do Rio Camaquã, situada na região central do estado, abrange cerca de 21.657 km² e abriga uma população estimada em 356 mil habitantes, distribuídos por 28 municípios. O rio, com cerca de 430 km de extensão, desemboca na Laguna dos Patos, entre São Lourenço do Sul e Camaquã.

“O Rio Camaquã é um componente essencial do Bioma Pampa. Sua formação geológica é um tema importante para o entendimento da história da Terra, e as ‘Guaritas’, formações rochosas em suas margens, destacam-se entre as Sete Maravilhas do Rio Grande do Sul”, afirma o deputado Mainardi.

Além de sua importância ecológica, a região foi catalogada pela World Famous Mountain Association (WFMA), em parceria com a Unesco/ONU, como um dos 25 locais no mundo a serem preservados de maneira sustentável. O deputado enfatizou que o rio também serve como fonte de subsistência para a população local, por meio da pesca, transporte e atividades esportivas e culturais, como a “Descida do Camaquã”, que há mais de 20 anos mobiliza a comunidade da região.


 

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br