Cidade
Preparação em busca de uma vaga no Ensino Superior mobiliza estudantes em Bagé
Aulão do Enem reuniu cerca de 500 alunos na escola Silveira Martins
por Jaqueline Muza
O ginásio da Escola Silveira Martins reuniu, na segunda-feira, cerca de 500 alunos do 3º ano do Ensino Médio para um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. A iniciativa faz parte da Campanha Vamo pra Cima, organizada pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com o projeto Crie o Impossível, da ONG Embaixadores da Educação.
Segundo a titular da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Miriele Rodrigues Barbosa, responsável pela organização do evento em Bagé, o aulão foi transmitido ao vivo pelo Facebook da CRE, ampliando o alcance para estudantes de toda a região. "O aulão incentiva e inspira os alunos a buscar uma vaga na universidade", afirmou.
Miriele explica que a Caravana é um movimento estadual que visa motivar os estudantes e oferecer dicas para o Enem. A Campanha Vamo pra Cima começou em setembro, com uma série de caravanas que percorreram o Rio Grande do Sul. Além dos aulões presenciais, o projeto contou com professores youtubers que prepararam conteúdos especiais para os alunos da rede estadual gaúcha. Durante a ação, a Urcamp também destacou o Simulado do Enem, que será realizado nesta terça-feira, 29, das 19h às 22h, no Campus Central da Urcamp - as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site eventos.urcamp.edu.br, ao valor de R$ 10.
Entre os participantes estava Sara Machado, de 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio na Escola Carlos Kluwe, que pretende cursar Psicologia. "Meu objetivo é passar na faculdade. Estou estudando e me esforçando e acredito que todos têm capacidade. Basta se dedicar e dar o melhor de si, que vai valer a pena no final", afirmou. Além do aulão, Sara também conta com o apoio do cursinho Simplifica, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Bagé. "Todo conhecimento é bem-vindo. Vim hoje para aprender mais e ver a proposta do pessoal", complementou.
Outro participante, Guilherme Bragança Vaz, também de 18 anos, sonha em cursar Teologia. Embora ainda não pretenda ingressar na faculdade neste ano, Guilherme vê o aulão como uma oportunidade de preparação e aprendizado. "A escola Luiz Mércio nos trouxe para o aulão, e eu vim para aproveitar ao máximo", compartilhou.
Pedro de Oliveira Pereira Pacheco, também de 18 anos, ainda não decidiu qual curso seguir, mas tem interesse em áreas como Administração, Pedagogia e Engenharia Civil. Ele contou que recebeu material de divulgação da Urcamp e considera o aulão uma oportunidade para aprender sobre técnicas e métodos que ajudam a realizar a prova, especialmente a redação. "Acho essencial entender o Enem não só nos conteúdos, mas também nos métodos para resolver com tranquilidade", destacou.