Cidade
Cemitérios de Bagé se preparam para intensa visitação no Dia de Finados
por Jaqueline Muza
Com a aproximação do Dia de Finados, no próximo 2 de novembro, os cemitérios particulares e públicos de Bagé estão se preparando para receber um aumento significativo de visitantes. O Cemitério da Santa Casa, o Jardim Ecumênico José de Arimatéia e o WJ Memorial Rainha da Fronteira já passaram por manutenção e terão horários diferenciados para melhor atender a comunidade. Além disso, as necrópoles administradas pela Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), como a de São Martin e o dos Azevedos, estão sendo limpas e ganharam melhorias na iluminação.
De acordo com Sandro Jansen, proprietário do WJ Memorial Rainha da Fronteira e do José de Arimatéia, o horário de abertura no Dia de Finados será das 6h às 19h30. Embora o WJ Memorial seja um espaço novo e ainda tenha poucos sepultados, Jansen afirma que está preparado para receber a comunidade que deseja conhecer as novas instalações do setor funerário. O Jardim Ecumênico José de Arimatéia, por sua vez, é um cemitério tradicional da região, e a expectativa é receber cerca de 3.500 visitantes.
Nos cemitérios geridos pela Smasi, que por muito tempo operaram como cemitérios de campanha, agora há zeladores disponíveis 24 horas e serviço de coveiro. Fernanda Narval, assessora da Smasi, ressalta que a maioria dos túmulos são de jazigos familiares, e cabe à prefeitura realizar o corte de grama e a limpeza para garantir um ambiente acolhedor para os visitantes. “O cemitério estará aberto das 8h às 21h no Dia de Finados”, afirma ela.
Preparativos e celebrações
Adriano da Cruz, diretor da Funerária Padre Germano e administrador do Cemitério da Santa Casa, informa que os preparativos estão em fase final. Os portões, tanto da entrada principal quanto o lateral, estarão abertos das 7h às 19h, e pontos de água estarão disponíveis dentro do cemitério para a comodidade dos visitantes. Ele também destaca que serão realizadas quatro missas ao longo do dia: às 8h e 10h, celebradas pelo bispo Dom Cleonir Dalbosco, e à tarde, às 15h e 17h.
{AD-READ-3}Para garantir a segurança de todos, a equipe do cemitério e de segurança será reforçada, incluindo a solicitação de policiamento ostensivo da Brigada Militar e da Guarda Civil Municipal. No ano passado, aproximadamente 35 mil pessoas visitaram o maior cemitério da Rainha da Fronteira e, para este ano, a expectativa é que esse número chegue a 40 mil nos dias que antecedem e sucedem o Dia de Finados.
Com a população demonstrando um profundo respeito e carinho por seus entes queridos, o Dia de Finados em Bagé promete ser um momento de reflexão e homenagem, marcado pela presença de familiares e amigos em um ambiente preparado para acolher a todos com dignidade e respeito.