MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cemitérios de Bagé se preparam para intensa visitação no Dia de Finados

Em 28/10/2024 às 08:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Cemitérios de Bagé se preparam para intensa visitação no Dia de Finados | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cemitério Santa Casa terá os dois portões abertos em horários ampliados | Foto: Divulgação

Com a aproximação do Dia de Finados, no próximo 2 de novembro, os cemitérios particulares e públicos de Bagé estão se preparando para receber um aumento significativo de visitantes. O Cemitério da Santa Casa, o Jardim Ecumênico José de Arimatéia e o WJ Memorial Rainha da Fronteira já passaram por manutenção e terão horários diferenciados para melhor atender a comunidade. Além disso, as necrópoles administradas pela Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), como a de São Martin e o dos Azevedos, estão sendo limpas e ganharam melhorias na iluminação.

De acordo com Sandro Jansen, proprietário do WJ Memorial Rainha da Fronteira e do José de Arimatéia, o horário de abertura no Dia de Finados será das 6h às 19h30. Embora o WJ Memorial seja um espaço novo e ainda tenha poucos sepultados, Jansen afirma que está preparado para receber a comunidade que deseja conhecer as novas instalações do setor funerário. O Jardim Ecumênico José de Arimatéia, por sua vez, é um cemitério tradicional da região, e a expectativa é receber cerca de 3.500 visitantes.

Nos cemitérios geridos pela Smasi, que por muito tempo operaram como cemitérios de campanha, agora há zeladores disponíveis 24 horas e serviço de coveiro. Fernanda Narval, assessora da Smasi, ressalta que a maioria dos túmulos são de jazigos familiares, e cabe à prefeitura realizar o corte de grama e a limpeza para garantir um ambiente acolhedor para os visitantes. “O cemitério estará aberto das 8h às 21h no Dia de Finados”, afirma ela.

Preparativos e celebrações

Adriano da Cruz, diretor da Funerária Padre Germano e administrador do Cemitério da Santa Casa, informa que os preparativos estão em fase final. Os portões, tanto da entrada principal quanto o lateral, estarão abertos das 7h às 19h, e pontos de água estarão disponíveis dentro do cemitério para a comodidade dos visitantes. Ele também destaca que serão realizadas quatro missas ao longo do dia: às 8h e 10h, celebradas pelo bispo Dom Cleonir Dalbosco, e à tarde, às 15h e 17h.

{AD-READ-3}

Para garantir a segurança de todos, a equipe do cemitério e de segurança será reforçada, incluindo a solicitação de policiamento ostensivo da Brigada Militar e da Guarda Civil Municipal. No ano passado, aproximadamente 35 mil pessoas visitaram o maior cemitério da Rainha da Fronteira e, para este ano, a expectativa é que esse número chegue a 40 mil nos dias que antecedem e sucedem o Dia de Finados.

Com a população demonstrando um profundo respeito e carinho por seus entes queridos, o Dia de Finados em Bagé promete ser um momento de reflexão e homenagem, marcado pela presença de familiares e amigos em um ambiente preparado para acolher a todos com dignidade e respeito.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br