Cidade
Festa Italiana do Rotary Bagé Norte e MFC reforça laços e tradição solidária
por Melissa Louçan
Na noite deste sábado, 26, o Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senhora Conquistadora foi palco da 9ª edição da Festa Italiana, evento já tradicional da agenda local. Organizado pelo Rotary Club de Bagé Norte, em parceria com o Movimento Familiar Cristão (MFC), o jantar festivo reuniu famílias, amigos e parceiros, em uma celebração marcada pela gastronomia italiana e o propósito de contribuir com entidades assistenciais.
O evento, realizado pelo segundo ano consecutivo em parceria com o MFC, reuniu aproximadamente 400 convidados, com ingressos distribuídos entre ambas as organizações.
Marcelo Teixeira, representante do Movimento Familiar Cristão, comemorou o sucesso da edição anterior e reforçou a importância do evento para ambos os grupos. "É um evento de sucesso, foi muito bom, muito positivo ano passado. Como dividimos as tarefas, foi muito positivo, tanto pro MFC quanto pro Rotary", comentou Teixeira.
Entre as famílias envolvidas no preparo dos pratos, o casal Tailiane e Márcio Câncio, do MFC, compartilhou o entusiasmo e a dedicação para garantir que cada detalhe do jantar saísse perfeito. "Eu adoro cozinhar, né? Então, a gente sempre fica na cozinha. O ano passado nós estávamos na cozinha também aqui. Este ano, começamos quinta à noite, organizando tudo para hoje", explicou Tailiane, responsável pela preparação das massas, um dos pratos principais da noite.
O casal, ativo em outros movimentos como Emaús e Bodas de Caná, ressaltou a importância de servir à comunidade. “A gente ama cozinhar e participar desse tipo de evento, faz parte do nosso propósito”, completou.
A Festa Italiana deste ano também teve um sabor especial de celebração para o Rotary Club Bagé Norte e o MFC, que comemoram 66 e 62 anos de fundação, respectivamente.
Angelo Silva, membro do Rotary, destacou a relevância desse vínculo histórico. "A Festa Italiana começou por proposição de Piragibe Garcia Scardoelli, da Sociedade Italiana. E desde o ano passado tem uma parceria muito forte com o Movimento Familiar Cristão", disse ele.
O valor arrecadado no evento será destinado a entidades assistenciais, com a divisão das receitas entre o Rotary e o MFC, que poderão direcionar as doações conforme suas próprias diretrizes.
âââââ
Teixeira explicou que o MFC, por exemplo, tem uma tradição de destinar metade da receita para instituições locais. “No nosso caso, a arrecadação é aproximadamente 50% de toda a arrecadação vai para essas entidades. O resto do valor, utilizamos para pagar custos da festa”, explicou. A definição das entidades específicas a serem beneficiadas será feita posteriormente, levando em consideração o montante arrecadado.