Fogo Cruzado
“Presença do Beto na prefeitura assegura um governo que terá diálogo com o meio empresarial”, avalia presidente estadual do Podemos
por Redação JM
A eleição do vice-prefeito de Bagé, Beto Alagia, do Podemos, em chapa encabeçada por Luiz Fernando Mainardi, eleito prefeito pelo PT, é avaliada como reflexo de uma consolidação pelo presidente estadual do partido, Everton Braz.
O dirigente do Podemos classifica o resultado no pleito bajeense como 'a consolidação do projeto traçado em maio de 2021 pela direção estadual'. “A eleição do Beto representa o enraizamento do partido em Bagé e sua projeção enquanto liderança regional da sigla, tendo em vista que é um município polo da região Sul”, pontua Braz.
Para o presidente, “a presença do Beto na prefeitura assegura um governo que terá diálogo com o meio empresarial, compromisso com o desenvolvimento econômico e políticas públicas responsáveis, que possam fazer a cidade entrar num ciclo virtuoso de desenvolvimento”.
Os resultados das eleições municipais de 2024 mostram um expressivo crescimento do Podemos em termos de representatividade. Em comparação com 2020, a população sob a administração de prefeitos do partido aumentou de 12.886 para 43.096. No caso dos vice-prefeitos, o que inclui Beto Alagia, o salto foi ainda mais significativo, passando de 15.393 para 521.266 pessoas governadas.
A representatividade dos vereadores também cresceu consideravelmente. Enquanto, em 2020, o Podemos tinha 146.946 cidadãos representados por vereadores do partido, em 2024 esse número disparou para 4.222.974. Em âmbito regional, o partido garantiu quatro cadeiras no Legislativo de Dom Pedrito.
Em termos de cargos, o partido passou de um para dois prefeitos eleitos, enquanto a quantidade de vice-prefeitos subiu de dois para 11. No entanto, o número de vereadores passou de nove para 86,. Os resultados destacam o fortalecimento do Podemos no cenário político gaúcho, consolidando sua presença em diversas cidades.